Recentemente revitalizado, o bairro recebeu melhorias na pavimentação, substituição de toda a rede elétrica e de telefonia por cabeamento subterrâneo, luminárias antidispersivas (tipo de iluminação pública ecologicamente correta), portaria e guaritas. Regras próprias de ocupação, bem mais rígidas que as de Belo Horizonte e Nova Lima, em parceria inédita entre as incorporadoras e associação de moradores, garantem maior distanciamento entre os prédios e as áreas verdes, promovendo preservação consciente, resguardando, assim, importante corredor ecológico para as espécies animais que habitam a região.
“Tanto a região do Vila da Serra quanto o Vale do Sereno se tornaram as principais opções para quem busca o conforto e a comodidade da Zona Sul belo-horizontina, mas já não encontra ofertas nos bairros mais tradicionais, como Lourdes. O Vale do Sereno se destaca como um dos melhores bairros para se viver na região metropolitana, por promover a convivência harmoniosa entre a moradia, o trabalho e a preservação ambiental”, garante Marcos Paulo, diretor de desenvolvimento da PHV Engenharia, uma das principais incorporadoras com atuação no bairro de Nova Lima.
A aposta da PHV Engenharia no Vale do Sereno é o residencial Os Inconfidentes, com apartamentos de alto padrão, de 280 metros quadrados (m²) a 303m², quatro suítes, cinco vagas de garagem e área de lazer completa, que conta com piscina, deque, pista de caminhada, sauna com vista panorâmica, quadras de tênis e poliesportiva, salão de jogos e espaços gourmet e fitness, entre outros. O edifício tem duas torres, batizadas com o nome de mulheres que marcaram a vida de alguns representantes da Inconfidência Mineira, Marília de Dirceu e Bárbara Heliodora. Cada torre tem 31 pavimentos, com 22 apartamentos cada.
“Estamos com um empreendimento em fase final de aprovação e faremos o lançamento em breve: o Edifício Primavera. O empreendimento, que será construído com frente para a praça ao lado de Os Inconfidentes, contará com amplo centro comercial de lojas planejadas para atender ao bairro e à região, e terá também duas torres residenciais que complementarão o empreendimento”, adianta Marcos Paulo.
“Para conseguirmos o selo Casa Saudável, trabalhamos desde a implantação do prédio no terreno, de forma que todos os apartamentos pudessem ter ventilação e iluminação adequada. Medimos os ventos e o barulho da região, para analisar quais tecnologias precisariam ser aplicadas. O Kadosh conta com laje acústica, proteção acústica nas janelas dos quartos e janelas maiores em todos os cômodos, que permitem maior contato com a luz do Sol, iluminação natural. Procuramos colocar toda a parte de tubulação de elétrica sem passar pela cabeceira, piso e teto das camas, de forma que a pessoa, na hora do sono, possa estar 'protegida' da poluição eletromagnética durante o sono”, explica Adriana Bordalo, diretora da RKM Engenharia.
Além de toda a preocupação para diminuir ao máximo as Building Related Ilnesses (BRIs, doenças provocadas pela edificação, em português), o Kadosh conta com acabamento de alto padrão, tanto nas áreas comuns quando nos apartamentos de 163m² com opções de dois, três e quatro quartos e quatro vagas de garagem (as coberturas têm cinco)
MELHORIAS Alguns problemas na região, que preocupavam quem procurava imóveis nos condomínios Vila da Serra, Vale do Sereno e nos condomínios de Nova Lima, como falta de oferta de serviços e comércio e trânsito intenso, foram resolvidos ou amenizados com o tempo.
Além do BH Shopping, vários outros centros comerciais e prédios de escritórios no Vila da Serra e MG-030 levaram toda uma gama de lojas, padarias, supermercados, academias, escolas, farmácias, entre outros, para a região. Um dos exemplos é o Serena Mall.
“A Alça Sul, ramo de ligação entre a BR-356 e a MG-030, já possibilitou melhorias no trânsito do entorno do BH Shopping e na estrada de Nova Lima, e várias intervenções viárias estão previstas para a região, o que promoverá a fluidez necessária aos acessos do bairro”, acrescenta Marcos Paulo.