Questões ambientais a cada dia ocupam mais espaço em projetos e empreendimentos das incorporadoras do mercado imobiliário de Belo Horizonte. Ser sustentável, aliás, é diferencial. Mesmo que o investimento em sustentabilidade, como a aplicação de recursos para diminuição do consumo de água e energia elétrica, por exemplo, aumente em cerca de 5% o custo da construção, a economia, a médio e longo prazos, compensa os custos extras.
O bom planejamento da obra é fundamental para evitar o desperdício e diminuir a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. Uma logística bem pensada, por exemplo, evita o uso indiscriminado de combustível fóssil na fabricação e transporte dos materiais. Busca por materiais alternativos e soluções inteligentes ajudam na redução da decomposição de calcário e outros carbonatos durante a calcinação (vital na produção de cimento, aço e cal hidratada) e extração de madeira.
Em dois residenciais de alto luxo no Vale do Sereno, em Nova Lima, próximo ao Bairro Belvedere, na capital, o Grupo EPO, além de respeitar as características do bairro, que busca um planejamento de ocupação ordenada e consciente, aplicou várias ações e recursos sustentáveis tanto na obra quanto nos edifícios. “Pioneirismo, inovação e ousadia são os principais pilares da EPO
“Os investimentos no Residencial Sol e Residencial Terra são também modelos diferenciados de ocupação, com respeito à cota mínima de ocupação urbana e extensas áreas verdes e, ao mesmo tempo, com acesso a lazer, comércio, serviços, educação, saúde, tudo com muita qualidade. O baixo adensamento resulta em minimização do impacto visual, incorporação de soluções sustentáveis, qualidade de vida, uso racional dos recursos naturais, contato com a natureza, entre outros”, acrescenta Simões, ressaltando que materiais e tecnologias sustentáveis, além de gerar economia, gastam menos recursos naturais. O Grupo EPO aplica medidas como monitoramento e controle de ruídos, uso racional de insumos, em um programa chamado Desperdício zero, e gestão de resíduos, procurando reduzir o desperdício durante as construções.
MEDIDAS Buscando sempre utilizar soluções sustentáveis em seus empreendimentos, o Grupo Patrimar é uma das construtoras que se destacam no setor na capital mineira
Todos os projetos hidráulicos da construtora são desenvolvidos com controle de vazão para as áreas privativas, com o objetivo de controlar o consumo de água. Além disso, os empreendimentos da Patrimar são entregues com sensores de presença em todas as luminárias das áreas comuns, garagens e halls. “A sustentabilidade é um valor que é defendido e praticado pela Patrimar e nossos clientes solicitam e verificam essas questões com frequência. Aplicando recursos sustentáveis, é possível garantir obras com baixa geração de resíduos, produtividade superior e alto controle de qualidade. Com certeza é um diferencial. As pessoas estão mais preocupadas com o meio ambiente e os impactos causados e hoje priorizam as empresas que também tem essa preocupação”, completa Couto.
DESCARTE O descarte correto de resíduos é uma das preocupações da Direcional Engenharia. No Supremo Residência, duas torres em construção no antigo clube social do América Futebol Clube, no Bairro Ouro Preto, na Região Pampulha, a coleta seletiva terá espaço específico, contando, ainda, com coletor de óleo de cozinha. Toda a madeira utilizada na obra é certificada com selo contra o desmatamento. O empreendimento também contará com aproveitamento de águas pluviais e paisagismo com utilização de espécies nativas. “Todas essas ações vão ao encontro do perfil sustentável do Bairro Ouro Preto, onde o empreendimento está sendo lançado. A Pampulha tem residenciais, muitas casas, ruas arborizadas e bem tranquilas, que preservam todo um ambiente que preza por qualidade de vida”, enfatiza o superintendente Comercial da Direcional Engenharia, Sérgio Frade.