A expansão imobiliária das últimas décadas em Belo Horizonte resultou em inúmeros lançamentos do tipo na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A transformação de bairros mais centrais também se estendeu para áreas não tão próximas do coração da cidade. Para o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Minas Gerais (Sinduscon-MG), André Campos, é um movimento natural, até pela limitação de extensão da capital mineira. “É um fenômeno que acontece e sempre vai acontecer em todos os grandes centros urbanos do país. À medida que o Centro da cidade se estabelece, verticaliza e fica mais caro, loteamentos e condomínios são uma tendência natural. E vemos empreendimentos que atendem a diferentes perfis de cliente. No caso de BH, ela já atingiu várias cidades limítrofes, por isso que as construtoras estão investindo em outras cidades da região metropolitana”, explica Campos.
Município que abrigou os primeiros condomínios fechados da RMBH, Nova Lima passou por um boom de empreendimentos do tipo ao longo da MG-030, que liga a cidade à capital. Um dos primeiros e mais tradicionais deles é o Condomínio Vila del Rey, abundante em natureza e tranquilidade
NOVAS CENTRALIDADES Retrato da expansão imobiliária que a capital mineira passou nas últimas décadas, o Vetor Norte segue na rota dos investimentos das grandes construtoras. Vários fatores contribuíram para a mudança de perfil de vários bairros e cidades que fazem parte desse corredor em pleno crescimento. Vias de acesso e a melhoria do transporte público aproximaram regiões, antes vistas como distantes, ao Centro de BH.
Apostando nessas novas centralidades, a Construtora Ambientalmente Sustentável (C.A.S.) lançou o Condomínio Estância da Mata, no município de Matozinhos
O empreendimento tem grande estrutura de lazer. Entre eles está o clube equipado com quadra poliesportiva, campo de futebol, quadra de peteca, quadras de tênis, piscinas infantil e adulto, deck molhado, solarium e estacionamento, além de lago natural e grande área verde preservada. Outro destaque do novo residencial é o sofisticado club house, que oferecerá aos moradores salão de festas, salão de jogos, bar, espaço kids, fitness center, sauna, spa, varanda gourmet e espaço gourmet com churrasqueira.
QUALIDADE DE VIDA
Veja algumas vantagens de morar em um condomínio fechado
SEGURANÇA
» Talvez um dos mais importantes benefícios desse modelo de bairro, muros, cercas elétricas, guarita, portaria 24h e câmeras de identificação garantem a tranquilidade dos moradores. Com saídas e entradas controladas, riscos são evitados, incômodos e visitas indesejadas também.
ESTRUTURA
» Matas nativas preservadas, praças, lagos, áreas verdes e espaços de convivência começam a fazer parte dos novos empreendimentos que surgem como opção no mercado.
LAZER
» Atividades e opções de entretenimento para todas as idades são tendência. Piscinas, saunas, brinquedotecas, playgrounds, quadras, salões de festas, espaços gourmet, churrasqueiras e academias são alguns dos itens mais requisitados em áreas comuns nos novos condomínios.
TRANQUILIDADE
» Reservados e afastados do caos da cidade, os residenciais costumam proporcionar mais tranquilidade ao dia a dia. Seja em casas ou apartamentos, os condomínios fechados tendem a ser a melhor opção para quem busca paz e silêncio.
VIZINHANÇA
» Com as áreas de convivência ganhando cada vez mais espaço nesses empreendimentos, os condomínios fechados incentivam a interação e harmonia entre os moradores. Por serem mais exclusivos e reservados, o relacionamento entre vizinhos é facilitado.
LOCALIZAÇÃO
» Apesar do ambiente calmo e mais afastado, os condomínios estão próximos de centros urbanos e áreas comercias, que atendem às necessidades básicas dos moradores, facilitando a rotina.