“Há diversas tecnologias e soluções para a proteção de uma residência. Uma boa forma de dissuadir os assaltantes e de avisar outras pessoas sobre algo fora do comum são os sistemas de alarmes. Existem opções eficientes para todos os bolsos. Em um sistema mais simples, por exemplo, tem-se o acesso a uma central de alarme e sensores internos, protegendo as portas e janelas do local com uma comunicação via GPRS. Tais sistemas podem ser instalados em qualquer tipo de residência, mas têm funções mais limitadas se comparadas com outras opções mais sofisticadas, como as que têm interligação com circuito fechado de câmeras, viabilizando uma resposta mais imediata da central de monitoramento na hora de acionar as autoridades competentes, evitando assim maiores danos”, ressalta Perseu Iuata Costa, sócio-fundador da Japan Security, empresa com 20 anos de atuação no setor de segurança patrimonial.
“Agora, se a pessoa já tem esses equipamentos instalados em sua residência, é importante que, antes de viajar, seja feita uma vistoria geral. Verificar se os todos os alarmes estão funcionando, se não tem nenhum fio da cerca elétrica rompido ou com defeito e agendar um teste de comunicação com a central de monitoramento 24 horas. Para que esses procedimentos possam ser realizados com mais eficácia é imprescindível que o responsável pelo imóvel entre em contato com a empresa que instalou o sistema para solicitar a presença de um técnico para orientá-lo durante as verificações do sistema”, aconselha o especialista.
Ao adotar essas atitudes, Perseu acredita que a pessoa responsável pelo imóvel possa curtir as férias com mais tranquilidade, já que, em caso de qualquer eventualidade, ela será avisada e as devidas providências poderão ser tomadas, o que fará toda a diferença.
Para evitar acidentes e contribuir para que o viajante tenha um descanso tranquilo e possa se divertir sossegado com a família, o Seguro Residencial Itaú lista alguns cuidados que devem ser tomados.
DICAS ESPERTAS
Certificar se a válvula de gás está bloqueada para evitar vazamentos, prevenindo uma possível explosão.
Testar as fechaduras e trincos da residência, e, se possível, instalar reforço nas portas e não deixar
as chaves escondidas no imóvel e nem com terceiros, exceto se forem pessoas de extrema confiança.
Desligar os aparelhos eletrônicos para evitar consumo de energia elétrica ou possíveis danos aos equipamentos, que podem ocorrer em decorrência de uma possível descarga elétrica.
Não comunicar a ausência a estranhos.
Evitar falar sobre a ausência durante as férias para pessoas estranhas
Peça a um parente para checar a residência pelo menos uma vez por semana e combine com um vizinho o recebimento de sua correspondência, para não acumular e dar a impressão de que a casa está vazia.