Amilton Saraiva, especialista em condomínios da GS Terceirização (www.gsterceirizacao.com.br) explica que um dos itens principais do serviço de conservadoria é a portaria. “Se as regras para entrar no edifício não estão sendo seguidas, é necessário ficar atento, pois a segurança depende da filtragem dos portões ou portaria. Afinal, do que adianta pagar uma taxa altíssima de condomínio, se nem mesmo sua propriedade estará segura?”, salienta Amilton.
Os erros mais comuns dos porteiros, segundo o especialista, costumam ser não pedir os documentos dos visitantes; não esperar a liberação via telefone para entrada; não checar as placas dos carros; não conferir se é o condômino ao volante; deixar entrar facilmente prestadores de serviços não cadastrados; e não observar cuidadosamente as câmeras de segurança.
“Por causa de falhas como essas, são frequentes no noticiário as manchetes de invasões, assaltos e arrastões em condomínios. Recentemente, houve um caso no qual os assaltantes entraram disfarçados de policiais federais, simplesmente porque não foi pedida a identificação dos falsos policiais”, conta. O especialista salienta que outro fator que merece a atenção do condômino é a limpeza, pois dela depende o bem-estar de quem trabalha ou mora no prédio. “Com a falta de higienização adequada, aumenta a probabilidade de contaminação por vírus, bactérias e alergias, ocasionadas por poeira. Para evitá-las, é necessário muito cuidado com corrimãos, botões de elevadores e maçanetas das portas, por causa da grande circulação de pessoas em todas as áreas úteis e comuns aos frequentadores, usuários e moradores.”
CONTRATO REVISTO “Por isso, se a prestadora de serviço não está cumprindo bem as tarefas é sempre bom rever o contrato. A contratação de uma nova empresa terceirizada de limpeza, zeladoria e portaria é uma prerrogativa do síndico, desde que o valor de contrato não ultrapasse a previsão orçamentária já aprovada. Porém, em condomínio,s é sempre aconselhável tomar uma decisão como essa em assembleia, já que esse tipo de contrato é dispendioso. Se a medida a ser tomada é urgente, é possível trocar o contrato e depois ratificar o que foi decidido e gasto, com uma assembleia”, aconselha.
No caso de trocar de prestadora de serviços, Amilton alerta para que seja feita uma pesquisa sobre seu histórico e idoneidade no mercado. “Companhias confiáveis têm funcionários treinados especificamente para cada área de atuação, com instruções teóricas e práticas sobre atendimento a clientes, postura profissional, cronograma das atividades diárias e programadas, etc.”