Os recentes problemas de escassez de água enfrentados por alguns estados brasileiros já deram uma pequena amostra das dificuldades ocasionadas por uma crise hídrica. Ciente da importância desse recurso natural, a MRV Engenharia tem muito a comemorar, pois a construtora implantou em seus canteiros de obras sistemas para reaproveitamento e coleta da água. Somente no ano passado, a MRV economizou mais de 73 milhões de litros de água com a reutilização, o equivalente ao volume de 29 piscinas olímpicas. O reuso de água nos canteiros ainda representou economia de R$ 268 mil para a companhia.
O reaproveitamento de água nos canteiros ocorre em diversas frentes e, em uma delas, a água pluvial é coletada por meio de pontos de drenagem que deságuam em reservatórios próprios para armazenamento e que, posteriormente, é destinada ao uso em diversos sanitários. Já nos vestiários, a água drenada do ar-condicionado é reaproveitada nos banheiros.
A água usada na lavagem da área da betoneira – equipamento para misturar materiais da construção civil – também é reutilizada após passar por um processo de decantação. O recurso que anteriormente era descartado, agora é desviado para três tanques, o primeiro com a função de decantação dos sólidos maiores, o segundo decanta os materiais menores e o terceiro armazena a água. “Esse sistema permite economizarmos a água que antes não tinha uso. Mesmo após a recuperação dos reservatórios depois da crise hídrica, a MRV tem se empenhado para reduzir a utilização, eliminar o desperdício e reaproveitar ao máximo esse recurso tão fundamental”, garante José Luiz da Fonseca, gestor executivo de segurança, saúde e meio ambiente da companhia.
Ele conta que a MRV já coleciona várias certificações por manter em seus canteiros iniciativas que respeitam o meio ambiente e valorizam a sustentabilidade. “Orientamos todos os nossos colaboradores sobre a importância da economia de água e de energia elétrica