Casa sustentável feita com papelão fica pronta em apenas um dia

Holandeses criam habitação três vezes mais ecológica que as construções comuns. Casa varia de tamanho e formato para se adaptar às necessidades específicas de cada morador

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 29/03/2017 09:48 / atualizado em 26/04/2017 19:07 Joana Gontijo /Lugar Certo
Fiction Factory/Divulgação

Essa casa se molda pela preferência de seus moradores, com o leiaute versátil para diferir em tamanho e formato, de acordo com o uso que cada pessoa pretende ter da construção. É a WikkelHouse, assinada pelos holandeses do estúdio de design Fiction Factory, sediado em Amsterdã. Totalmente sustentável, a morada pode ser erguida em apenas um dia, se adaptando perfeitamente à necessidade do aspirante a habitá-la.

É na matéria-prima, completamente alternativa aos modelos tradicionais, que está o principal diferencial da casa. Saem o tijolo e o concreto e entra o papelão, com o qual as paredes são feitas. Com elevada qualidade e resistência, o material é produzido pela própria empresa e, assim, as folhas de papelão são trabalhadas para constituir a base da casa.


Grandes tiras da base em papelão, explicam os designers, são agrupadas em 24 camadas, coladas por uma cola super resistente. Elas se transformam em blocos de 1,2 metros de largura, sendo que a quantidade de tiras selecionadas pelo morador é o que define o tamanho da habitação. São pelo menos três, mas esse número pode ser infinito.

Fiction Factory/Divulgação

Para finalizar a parte externa, o revetimento especificado é a madeira, e o espaço interno também recebe uma camada personalizada, que pode ser de madeira ou outros materiais preferidos pelo morador. O zelo com os acabamentos assegura que a construção seja firme diante de chuva e outras variações do clima, como o frio, por exemplo, uma vez que o papelão tem como uma das características ser um ótimo isolante térmico.

Fiction Factory/Divulgação

Quando as paredes ficam prontas, a morada ganha suas instalações em somente 24 horas. Com o peso de apenas 500 quilos, em média, a residência dispensa uma base no solo para subir, o que também otimiza e reduz os custos com o processo de construção. Mais uma vantagem é que a casa pode ser facilmente desmontada e levada para qualquer local.

Fiction Factory/Divulgação

Os autores do projeto garantem que a WikkelHouse é até três vezes mais ecologicamente correta que as edificações comuns, e tem a construção garantida até, pelo menos, 100 anos. A Fiction Factory entrega a casa, por enquanto, apenas na Europa e, priorizando a alta qualidade do sistema, fabrica apenas 12 casas de papelão anualmente. Cada uma é vendida a partir de US$ 28 mil.

Assista ao vídeo sobre o projeto, em inglês:


Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
20 de novembro de 2018
19 de novembro de 2018

No Lugar Certo você encontra o que procura