A necessidade de expansão do varejo e dos serviços vem causando uma revolução no tradicional comércio de bairro das cidades periféricas, que têm visto crescer a implantação dos strip malls, conhecidos como “shoppings de bairro a céu aberto”. É o que revela o estudo realizado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). De acordo com o levantamento, 66% dos empreendimentos pesquisados estão localizados em cidades do interior, sendo que 44% deles estão em cidades com população entre 100 mil e 500 mil habitantes. Esses empreendimentos foram inspirados em um modelo norte-americano e podem ser considerados uma evolução do tradicional comércio de rua, sendo mais acessíveis, menores e mais práticos que grandes shoppings centers, representando uma alternativa de compra menos burocrática para as pessoas e uma boa opção de investimento para o mercado imobiliário. “Esse movimento é visível no Brasil e notório aqui em Minas Gerais, e se apresenta como uma alternativa facilitadora do dia a dia das cidades periféricas”, avalia André Sampaio, diretor da My Mall, que atua na incorporação, construção, administração e operação de empreendimentos comerciais. Os strip malls são ainda uma alternativa para a independência de bairros mais distantes das regiões centrais.
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