Ter casa própria ainda é o grande sonho do brasileiro. A recente decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN) de aumentar para R$ 1,5 milhão o limite do imóvel novo que pode ser financiado com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) vem em boa hora para ajudar na realização desse sonho. No entanto, muitos ainda não sabem como utilizar esse recurso e recorrem a perguntas como: onde solicitar? Quais requisitos devem ser cumpridos? Em quanto tempo o recurso é liberado? Para José De Filippo Neto, diretor da D-Filippo Netimóveis, antes de decidir investir em um imóvel com o FGTS é importante estar ciente dos passos a serem seguidos. “Todavia, não há dúvida de que é um grande benefício, pois as pessoas podem não só sacar das contas inativas como utilizar recursos das contas ativas também”, ressalta.
Ele explica que os principais requisitos a serem cumpridos para utilizar o FGTS é que o solicitante tenha pelo menos três anos de carteira assinada, sendo que esse período não precisa ser contínuo e não ter financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação em nenhuma parte do país; não ser proprietário de imóvel residencial no município onde pretende comprar o novo e trabalhar ou morar no município onde está localizado o imóvel que pretende comprar. Vale destacar também que o imóvel escolhido, casa ou apartamento, deve estar localizado dentro da área urbana e não pode ser destinado a investimento, apenas moradia. De Filippo destaca ainda que para a casa ou apartamento que atende a todos os critérios, o fundo de garantia pode ser usado não só no momento da compra, mas também para pagar parte das prestações, para amortizar a dívida ou para pagar todo o dinheiro que ainda faltar.
SEPARAÇÃO
O diretor da D-Filippo Netimóveis explica que uma dúvida frequente é no caso de divórcio, quando a pessoa compra um imóvel com o recurso do FGTS, mas, após a separação, o registra como um bem para o ex-cônjuge. “Quem perde o direito de morar na casa ou apartamento que havia comprado com o FGTS por causa de uma separação judicial, divórcio ou separação extrajudicial pode voltar a usar o fundo para comprar outro imóvel”, esclarece.
Uma vez realizada a solicitação pelo agente financeiro, De Filippo explica que o dinheiro do FGTS demora, em média, cinco dias para ser liberado. “Porém, existem outros processos ligados à compra do imóvel, como a aprovação do financiamento, que podem levar mais tempo
De acordo com De Filippo, o FGTS pode ser utilizado quantas vezes forem necessárias para comprar um imóvel, desde que não existam impedimentos nem do comprador e nem do imóvel a serem adquiridos. “Para saber qual valor a pessoa tem depositado, é só acessar o site da Caixa Econômica Federal com o número do PIS/Pasep e uma senha cadastrada. Ou então ir até uma agência da Caixa munido de identidade e PIS/Pasep”, esclarece.