Atendente virtual 24 horas

Aplicativo de construtora oferece respostas sobre andamento das obras

Sistema é capaz de evoluir de acordo com a demanda dos clientes

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 08/05/2017 17:43 / atualizado em 09/05/2017 10:40 Augusto Pio /Estado de Minas
Tela do aplicativo, em que a mascote virtual Maria Rosa esclarece dúvidas de cliente - MRV/Divulgação Tela do aplicativo, em que a mascote virtual Maria Rosa esclarece dúvidas de cliente

Operando desde 1979, a construtora MRV Engenharia está lançando agora um aplicativo com inteligência artificial, desenvolvido com tecnologia IBM Watson, cujo objetivo é atender os clientes. A ferramenta foi estruturada com o objetivo de melhorar a experiência do usuário e é apresentada numa plataforma cognitiva, que analisa grandes volumes de dados. E, a partir disso, gera respostas para as solicitações feitas no App. A solução foi construída na plataforma hospedada na nuvem IBM Bluemix, utilizando serviços cognitivos (APIs) do sistema Watson.

Maria Rosa é uma atendente virtual criada pela MRV, cujo papel é interpretar o contexto das situações e formular respostas. À medida que a interação com a mascote evolui, o sistema aprende mais e vai se aperfeiçoando com o conteúdo de interesse dos clientes MRV. Todas as perguntas feitas pelos usuários serão analisadas e utilizadas na aprendizagem do Watson. Com isso, o sistema absorverá os resultados e passará a ser mais eficiente em suas respostas. “Provavelmente, a ferramenta não terá dificuldades para responder as dúvidas, mas isso pode acontecer, especialmente considerando que a MRV é a primeira construtora no Brasil a usar o sistema. Nesse caso, o que o cliente digitar será enviado para a equipe da construtora, que incluirá a resposta no aplicativo”, esclarece Reinaldo Sima, diretor de TI da MRV.

Ele explica que a ferramenta foi pensada e desenvolvida com a ajuda dos clientes que participaram ativamente da concepção do App. “Fizemos isso por meio de uma das mais atuais e inovadoras metodologias de desenvolvimento de produtos e serviços, o Design Thinking. Nessa abordagem, o foco é a experiência do cliente: ele é imerso no projeto com o intuito de obter uma visão mais completa na solução dos problemas e, dessa forma, é possível identificar as barreiras e gerar alternativas viáveis para transpô-las. Buscamos dar respostas aos principais pontos com os clientes, sempre validando e testando as alternativas. O resultado desse trabalho foi uma lista de soluções que estarão no Meu MRV.”

No App, o usuário pode acionar a Maria Rosa para se relacionar com os clientes, para as solicitações. Esta terá a missão de ajudar os usuários 24 horas por dia. A atendente virtual também auxiliará os clientes a navegar de maneira prática na ferramenta, sem ter que passar por vários menus. O usuário poderá fazer perguntas do tipo “qual a etapa da minha obra?” ou “ como faço para emitir segunda via de boleto?”. Ao fazer esses e outros questionamentos, o cliente será redirecionado para a tela com a informação correspondente.

O foco é a experiência do cliente, destaca o diretor de TI da MRV, Reinaldo Sima - MRV/Divulgação O foco é a experiência do cliente, destaca o diretor de TI da MRV, Reinaldo Sima
Reinaldo esclarece que o App também possibilitará acompanhar, por meio de fotos e vídeos, a evolução da obra do apartamento adquirido, registrar e acompanhar solicitações, consultar o extrato de pagamentos, copiar o código de barras do boleto e ainda acessar os comunicados enviados pela MRV. A ferramenta ainda permitirá ao usuário solicitar assistência técnica utilizando como recurso adicional a inclusão de fotos e vídeos para melhorar o processo de atendimento.

As informações também chegarão ao cliente de forma ativa. Ele será avisado via Push (mensagens enviadas pelos aplicativos) em seu smartphone sobre eventos importantes. O proprietário será informado automaticamente, por exemplo, sobre a conclusão de uma etapa específica da obra do seu empreendimento. “Atualmente, a maioria dos clientes tem smartphones e esperam que possam resolver seus problemas rapidamente. O Meu MRV vai se tornar o principal ponto de contato entre a empresa e o nosso consumidor. Com o uso do App, ele poderá resolver as questões de maneira mais rápida e fluida”, salienta Reinaldo.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
19 de julho de 2018
15 de julho de 2018

No Lugar Certo você encontra o que procura