Lugarcerto

Alta performance

Mercado reforça importância do corretor nas negociações imobiliárias

Cabe a esse profissional intermediar a compra, venda e locação de imóveis

Paulo Pianetti
- Foto: Reprodução/Internet/Bko

O mercado imobiliário exige corretores de alta performance. As mudanças na economia brasileira e o novo posicionamento do mercado obrigaram o profissional da área a se reinventar, revendo seus conceitos e maneiras de se comunicar com o cliente.

O corretor de imóveis é o profissional responsável por realizar atendimentos a clientes, sendo o intermediário da compra, venda, permuta, administração ou locação de qualquer imóvel. Além de acompanhar seus clientes, ele também sempre busca a captação de imóveis para novos negócios. No entanto, muito se questiona sobre a atual importância da figura humana do corretor em tempos em que a tecnologia tem se fortalecido como uma ferramenta empoderadora para os clientes. Segundo o diretor da RB Imóveis, Reinaldo Branco, mesmo que estejamos vivendo uma revolução digital, o papel do corretor de imóveis será sempre importante. “Mesmo com o grande progresso da tecnologia, que veio para nos ajudar na informação, a presença humana de um corretor de imóveis é imprescindível no fechamento de negócios e na orientação para clientes. O profissional consegue identificar, por meio da sensibilidade, as necessidades do cliente e o que ele deseja”, afirma.

O momento financeiro do país não é bom e carrega muita instabilidade, atingindo todos os setores. Por isso, torna-se ainda mais imprescindível o cuidado ao fechar negócios, para não sair no prejuízo e, neste momento de dúvidas com relação à economia do Brasil, somente os corretores preparados estarão aptos a atender às demandas. “O bom profissional, claro, sempre credenciado pelo Creci, acaba atraindo para si indicações por conta de trabalhos benfeitos. O maior valor da captação está na excelência e na qualidade do serviço prestado
. Isso vai gerar exponencialmente outros negócios”, afirma Reinaldo. Vale lembrar que, neste domingo, dia 27, foi comemorado o Dia do Corretor de Imóveis.

OPORTUNIDADES

De acordo com Fabiano Ambrósio, diretor da Netimóveis, a crise é uma oportunidade para aqueles dispostos a se profissionalizar. “Mais ou menos intenso, o mercado não para de girar. As pessoas continuam se casando, se separando, tendo filhos e, consequentemente, investindo em moradia. Aqueles que se adaptarem às mudanças do mercado e estiverem mais bem preparados vão sobressair.”

Reinaldo Branco, diretor da RB Imóveis: "O profissional consegue identificar, por meio da sensibilidade, as necessidades do cliente e o que ele deseja" - Foto: Eduardo de Almeida/RA studio - 29/2/12Por fim, é extremamente importante entender qual é o perfil do profissional imobiliário moderno. Afinal, a profissão é antiga, mas, nos últimos anos, com o novo posicionamento do mercado - foco total no cliente - e os clientes cada vez mais exigentes, ansiosos por serviços com prazos de tempo menores, personalizados e atendimento de alta qualidade, esses profissionais têm percebido a necessidade de se reinventar para alcançar o sucesso. “A palavra ética tem que estar norteando todos aqueles profissionais do ramo imobiliário. Não apenas deste, mas em todas as profissões. O serviço e o trabalho têm que ser prestados de forma clara, transparente e segura, pois o cliente, hoje, está cada vez mais informado e exigente
. Esse perfil de profissional moderno é fundamental para que ele seja credenciado e sindicalizado. Você encontra por aí diversos cursos altamente qualificados de gestão imobiliária, imprescindíveis para o corretor que esteja buscando o aperfeiçoamento profissional”, avalia Reinaldo Branco.

* Estagiário sob a supervisão da editora Teresa Caram