Conforto e acessibilidade

Empreendimentos apostam em infraestrutura adequada e voltada exclusivamente para a terceira idade

Mercado da construção civil de Belo Horizonte investe em imóveis que contemplem as necessidades dos idosos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 05/10/2017 15:18 Herlane Meira* /Estado de Minas
Instalar barra lateral no box do chuveiro, na escada e no corredor ajuda a evitar quedas - Cybele Barros/Casa Segura Instalar barra lateral no box do chuveiro, na escada e no corredor ajuda a evitar quedas

O mercado imobiliário começa a voltar sua atenção para a população idosa do Brasil. Até 2050, conforme a expectativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas com 60 anos ou mais deve triplicar, chegando a 66,5 milhões. Esse crescimento populacional traz uma série de demandas específicas para o setor de imóveis, que deve se organizar para atendê-las. Em Belo Horizonte, empreendimentos investem em infraestrutura adequada, voltada exclusivamente para a terceira idade.

É o caso do novo empreendimento do Grupo Patrimar. Baseado nesse novo perfil de consumidor, o grupo vem diversificando sua estratégia de mercado para oferecer produtos específicos. O edifício Liberty Square é o primeiro empreendimento do grupo que tem um serviço opcional, que pode ser adaptado às necessidades do idoso. Com previsão para ser lançado em 2019, o imóvel, que terá 106 apartamentos de 1 e 2 quartos e estacionamento com manobrista disponível para os moradores, será erguido na Rua Juiz de Fora, no Bairro Santo Agostinho, Região Centro-Sul de Belo Horizonte.

“O empreendimento Liberty Square oferece um kit opcional, o Liberty Comfort. Ele inclui uma pulseira inteligente para cuidados a distância que permite o monitoramento a partir de um aplicativo para smartfone. O produto funciona por meio de um relógio que fica com o usuário. Além da capacidade de identificar quedas, conta com botão para solicitar ajuda ou atendimento emergencial”, explica Lucas Couto, diretor comercial e de marketing da Patrimar.

A empresa oferece ainda um atendimento telefônico ativo 24 horas por dia para sanar dúvidas dos moradores e agir no caso de uma emergência. Além disso, o Liberty Comfort oferece adequações no apartamento, como banheiro com piso antiderrapante e barras de apoio, banco articulado no box, torneira da cozinha, área de serviço e lavatório com sistema de alavanca e infraestrutura para instalação de pontos para chamada de emergência integrados à portaria.

Cássia Ximenes, presidente da Câmara do Mercado Imobiliário e Sindicato das Empresas do Mercado Imobiliário de Minas Gerais (CMI/Secovi-MG), vê como positiva essa nova proposta no mercado imobiliário da capital mineira. “Essa transformação dos imóveis está focada em dar mais flexibilidade e principalmente qualidade de vida para pessoas com mobilidade reduzida, como os idosos. Dessa forma, todos terão condições adequadas nos usos dos espaços e equipamentos. Com o avanço da medicina e a longevidade do brasileiro, consumidores têm pensado no futuro e buscado opções que ofereçam um conforto ao longo da vida, a começar pelo lugar onde moram”, afirma.

Prevenção

Alguns cuidados são essenciais para evitar que um idoso se machuque dentro de casa. Realizar um checape residencial preventivo pode diminuir os riscos de acidentes domésticos sofridos por pessoas com mais de 65 anos. É o que orienta Fábio Campos Leonel, professor da pós-graduação em geriatria da Faculdade Ipemed, que dá dicas importantes para tornar o ambiente mais seguro para idosos.

» A dificuldade que os idosos podem ter durante uma caminhada, com passos mais lentos e arrastados, facilita escorregões e tropeços. Por isso, a presença de tapetes se transforma em uma emboscada. O ideal é retirar todos os tapetes ou optar pelo antiderrapante.

» Investir em uma boa iluminação em todos os cômodos da casa é uma ótima opção. Dessa forma, é possível evitar quedas, inclusive para idosos que se levantem no meio da noite.

» Instalar barras laterais nos boxes dos chuveiros, escadas e nos corredores ajuda a evitar quedas. A maioria das quedas ocorre no banheiro, por isso existe a necessidade de barras como suporte e pontos de apoio .

» Deixe alimentos e outros itens de maior uso ao alcance do idoso para evitar acidente em vários cômodos da casa e principalmente na cozinha.

* Estagiária sob a supervisão da editora Teresa Caram
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
20 de setembro de 2018
17 de setembro de 2018