Escritório do futuro

Ambiente corporativo bem planejado aumenta o rendimento e estimula a criatividade

Espaços mais amplos, mobiliário com cores vibrantes, áreas de convivência modernas e confortáveis e estações de trabalho otimizadas são alguns dos novos conceitos trabalhados pelas empresas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 29/10/2017 10:19 Augusto Pio /Estado de Minas
Escritório da Sigga, empresa de aplicativo de mobilidade empresarial, adota o conceito para estimular a criatividade - Arquivo Pessoal Escritório da Sigga, empresa de aplicativo de mobilidade empresarial, adota o conceito para estimular a criatividade

Aumentar a produtividade e a criatividade dos funcionários é fundamental para o crescimento e desenvolvimento de uma empresa no mercado atual. E, naturalmente, o ambiente é parte fundamental dessa busca pelo sucesso. De acordo com artigo da Harvard Business Review que analisou dados de diferentes ambientes corporativos em companhias por todo o mundo, a promoção de interações entre os funcionários, mesmo que de áreas distintas, é uma das soluções mais bem-sucedidas. O estudo mostrou que engenheiros que dividiam espaço conversavam 20% a mais por e-mail ou chat e terminavam os projetos 32% mais rapidamente do que aqueles que trabalhavam em espaços separados.

Ultimamente, é comum ouvir pessoas falando a respeito de um ‘escritório do futuro’, ou seja, que possa representar uma grande evolução no ambiente de trabalho. E não somente apenas para criar relações positivas no ambiente de trabalho, mas também estimular os funcionários e, consequentemente, fazê-los trabalhar com mais qualidade e empenho. Isso é uma mudança ou adaptação necessária, que muitas startups e até mesmo grandes empresas já estão adotando em todos os ambientes próprios.

Empresas como Google, Facebook e Linkedin, entre outras, que estão relacionadas ao ambiente on-line, estão investindo pesado no conforto de seus funcionários, pois acreditam que isso seja determinante para que o trabalho seja de qualidade e para que as produções se mantenham em alta. Assim, investem para que todos que trabalham nesses ambientes se sintam inspirados. Porém, para outras empresas também é válido considerar criar um ambiente mais saudável, que estimule a convivência entre as pessoas e possa estabelecer a confiança dos funcionários. Os escritórios do futuro já estão presentes no dia a dia de empresas de todo o mundo.

Para se ter uma ideia, BH já tem exemplos de empresas que buscaram esse novo conceito de ‘escritórios do futuro’, como a Amil, Alliança, Liasa, Atento, Petrobras, Sigga (empresa de aplicativo de mobilidade empresarial), Unitec, Engetower, Sicoob-Crediminas. Todas reavaliaram suas prioridades e optaram por modernizar suas instalações em busca de ganhos futuros em desenvolvimento pessoal, produtividade e projeções financeiras. Espaços mais amplos, mobiliário com cores vibrantes, áreas de convivência modernas e confortáveis, estações de trabalho otimizadas e eficientes e leiaute personalizado de acordo com cada demanda da empresa são alguns dos conceitos mais trabalhados nesses projetos corporativos. Um dos principais relacionados ao escritório do futuro é ter o maior aproveitamento do espaço no qual as empresas estão instaladas, incluindo o uso de móveis corporativos inteligentes, tanto em sua ergonomia como também no uso de dispositivos eletrônicos que criam o elo do real com o virtual.

BEM-ESTAR

Para Leonel Paiva, diretor da Uptec, empresa responsável pela revitalização das empresas citadas, o foco hoje é a busca pelos ambientes mais descolados, que apresentem inovação e conforto voltados para o bem-estar das pessoas. “São locais bem pensados, que, além do conforto, propõem aspectos de igualdade e aproximação entre as pessoas, e promovem maior interação e viabilizam a criatividade. Uma tendência mundial.”

Leonel acredita que não basta apenas ter o desejo de mudar todo o espaço de trabalho para criar o escritório do futuro. “Todo o leiaute de cada empresa deve ser estudado, para que as disposições de móveis corporativos e toda a composição do ambiente sejam algo planejado para dar certo na promoção do bem-estar e conforto. Todos os resultados gerados no futuro dependerão das disposições e das relações entre as pessoas.”

O diretor da Uptec conta que tem sido de extrema pertinência para a empresa perceber esse mercado. “Haja vista a quantidade de projetos que fizemos ao longo dos últimos anos. Esse mercado tem crescido fortemente e diversos escritórios e empresas perceberam a necessidade de construir unidades mais modernas ou até mesmo reformar para se adequar ao futuro”, ressalta o executivo.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
15 de julho de 2018

No Lugar Certo você encontra o que procura