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Descomplicada

Veja dicas para evitar dor de cabeça na mudança de casa

Organizar, planejar cada passo e listar os objetos encaixotados são algumas dicas que facilitam o processo na hora de deixar um imóvel

Herlane Meira*
- Foto: Ilustração/EM

Planejar uma mudança pode parecer simples: empacotar, transportar e, depois, colocar tudo no lugar. Mas, para muitas pessoas, o processo pode se tornar um caos, tanto para aqueles que estão se mudando quanto para outros que vão receber os futuros vizinhos. Para evitar que pertences sumam ou sejam danificados, é essencial se organizar, listar tudo o que foi encaixotado e, principalmente, embalar tudo corretamente. Além do essencial, é preciso ficar atento ao avisos burocráticos e aos prazos que precisam ser cumpridos, seja do novo ou antigo condomínio.

Fabiana Rodrigues, supervisora administrativa da Anuar Donato Imobiliária, afirma que na hora de deixar um imóvel o locatário precisa estar atento ao prazo, tanto para avisar a administradora quanto para realizar a vistoria. “Quando o cliente decide devolver um imóvel, ele precisa noticiar com 30 dias de antecedência e realizar a vistoria do imóvel com no máximo 10 dias antes de se mudar. Caso o cliente não se planeje antes de sair, ele pode acabar tendo dores de cabeça com algo que não esteja em ordem com o laudo de vistoria. Ao entrar em um novo imóvel, é preciso ter o mesmo cuidado na hora de avaliar as condições do local. Na pressa, o novo inquilino pode deixar passar algum problema e depois terá que arcar com algum custo desnecessário”, explica.

Antes de partir para a casa nova, algumas pendências devem ser resolvidas. Água, luz, gás, telefone, TV a cabo e internet são alguns dos serviços que podem ser desligados para evitar gastos desnecessários. A instalação e o religamento podem, inclusive, ser agendados já para o novo endereço
. Por isso, o importante é informar e deixar tudo encaminhado.

CONTRATAÇÃO

Trocar de casa pode ser estressante quando tudo fica para a última hora. O segredo para que o transporte de móveis, utensílios domésticos e objetos pessoais transcorra com tranquilidade está em planejar todas as etapas. Contratar uma equipe de transporte também é uma boa opção na hora de planejar a mudança de endereço.

Segundo Lourival Cândido Pereira, proprietário da Utilar Mudanças, empresa localizada no Bairro Padre Eustáquio, na Região Noroeste da capital, antes de contratar uma empresa especializada no serviço é importante que o cliente conheça as regras e contrate o serviço que atenda às suas necessidades. “Caso seja uma mudança pequena, o ideal é contratar o serviço cobrado por hora. Com isso, ele consegue economizar e contratar a empresa somente pelo tempo que precisa”, afirma. “Uma outra dica também é, antes de o carregamento chegar, começar a embalar e organizar os móveis, eletrodomésticos e o que for necessário. Não esperar o funcionário da empresa de mudança para começar a organizar tudo”, completa.

Ele ressalta que o prazo ideal para contratar um serviço de mudança é de pelo menos 72 horas antes da data de realizar o serviço
. “Para o cliente conseguir organizar com calma e embalar todos seus pertences com cuidado, tem que planejar a mudança o quanto antes. Além de estar atento ao prazo, também precisa reservar o horário com o síndico do novo empreendimento, se for o caso, e procurar com antecedência um local específico que o caminhão possa estacionar perto do imóvel.” 

POR ONDE COMEÇAR?
Veja algumas dicas para evitar dor de cabeça na mudança


>> Identifique e desapegue

Quando nos deparamos com tudo que temos, fica mais fácil escolher o que fica e o que vai. Listar seus bens também é uma forma de cobrar os direitos pertinentes em caso de danos nos produtos. Para isso, divida o inventário em três grupos. Primeiro, faça o inventário da transportadora, que deve conter campos com número, nome e descrição da peça e alguma indicação sobre o estado em que ela se encontra. Caso seja um item especial, é preciso atribuir também valor do seguro. Já os outros grupos abrangem itens que serão levados por você ou por outros responsáveis – utilize a mesma metodologia para esses dois últimos inventários.

>> Tire medidas

Nem sempre a mudança contará com ajuda de profissionais como um designer de interiores ou um arquiteto. Então, será necessário utilizar, além da sua intuição, algumas dicas valiosas para realizar a mudança. Afinal, carregar uma peça que não caberá na futura casa pode custar muito no bolso. Pensando nisso, meça seus móveis e também os cômodos do novo imóvel e, se possível, faça marcações no local para facilitar na hora da descarga de itens. Não se esqueça de verificar as condições de elevadores, escadas, portas e janelas, inclusive da altura do chão, assim fica mais fácil identificar a necessidade de desmontagem dos itens ou içamentos.

>> Contrate bons profissionais

Economizar é bom, mas um transporte inadequado pode custar bem mais que a economia gerada e muito desgaste emocional. Na hora de escolher a empresa que transportará seus itens, leve em conta, ao menos, três empresas para ter um parâmetro. Todas devem fazer uma vistoria no imóvel, só assim será possível validar particularidades, como a mão de obra necessária e os materiais envolvidos. Avalie a necessidade de seguros, que possivelmente são cobrados à parte. Peça um contrato e confira cada campo contemplado, atentando-se ao fato de que algumas transportadoras não retiram ou instalam lustres, cortinas e afins.

>> Lembre-se de outros prestadores de serviço

Também é nesta etapa que você agenda transferências das correspondências de luz, telefone, gás, água, internet, TV a cabo, escolas, cursos, assinaturas, entre outros. Isso evita que você tenha problemas ao chegar na nova casa.

Fonte: Kiiro - Organiza e Simplifica

* Estagiária sob a supervisão da editora Teresa Caram