Lugarcerto

Casa capsular móvel e autônoma surpreende pelo leiaute moderno e artefatos ecológicos

Estrutura segue o conceito das 'tiny houses' e já está disponível para venda

Joana Gontijo
- Foto: Ecocapsule/Divulgação

Com a arquitetura cada vez mais surpreendente, muitas vezes é difícil imaginar que ideias tão inovadoras e futurísticas possam ser concretizadas. Não é o que acontece com o projeto de uma morada para lá de fascinante. Denominada Ecocapsule, a casa é autossustentável, produz toda a energia de que necessita e possibilita o transporte para onde se queira no planeta. Para o agrado dos entusiastas de construções revolucionárias, o conceito saiu do papel e acaba de realizar sua estreia mundial, com o modelo pioneiro que pode ser vendido para quem se interessar.

Inicialmente voltadas para consumidores dos Estados Unidos, Japão, Austrália e União Europeia, foram disponibilizadas 50 moradias. O visual exterior pode dar a impressão de um espaço confinado, mas é o contrário - a estrutura agrupa diversos pontos positivos. A superfície recebeu placas de energia solar, uma pequena turbina eólica e também coleta e filtra sua própria água.

- Foto: Ecocapsule/Divulgação
Construída a partir de fibra de vidro e aço, o leiaute ressalta contornos capsulares e o interior é indicado para abrigar dois ocupantes. O conceito se encaixa na proposta das 'tiny houses' (casas minúsculas, na tradução livre para o português), tendência recorrente em vários países. O que salta aos olhos é o trabalho dos autores, e de outras obras similares, no sentido de fazer com que esses ambientes reduzidos para habitação sejam refúgios reais e independentes, capazes de se sustentar por si só.


Os painéis solares podem gerar 880W de energia, enquanto a turbina eólica fornece 750W de carga limpa que, por sua vez, é armazenada em uma bateria
. A microcasa pode ainda ser plugada em uma tomada externa, caso seja necessário um abastecimento energético adicional. Com a possibilidade de se encaixar em qualquer contêiner de medidas padrões, a Ecocapsule também pode ser deslocada através de reboque, ou até helicóptero, para onde for o desejo do usuário.

Em uma primeira intenção, o projeto seria feito para funcionar como uma habitação provisória, mirando em cientistas e fotógrafos da natureza selvagem. Porém, isso seria subestimar o potencial da cápsula, que logo se mostrou evidente. Em termos de comodidade, a morada móvel não perde para nenhum tipo convencional de residência.

- Foto: Ecocapsule/Divulgação
A casa inclui quarto, mesa de trabalho, torneiras, chuveiro quente e banheiros munidos de vasos sanitários com descarga. Assim como a energia, a água é conseguida de maneira ecológica. A forma esférica é adequada para reter a água pluvial e do orvalho. O recurso conta com um filtro que permite o usufruto por humanos. Um processo similar ajuda a limpar água de outros mananciais
.

- Foto: Ecocapsule/Divulgação
Para o fim deste ano, está prevista a série seguinte de produção em massa. Obtenha mais informações pelo site da empresa.

Veja o vídeo: