Lugarcerto

Lugar de inspiração

Cúpulas ecológicas oferecem instantes de descanso na natureza selvagem

Estruturas são uma forma diferente de hospedagem na paisagem deslumbrante da Patagônia chilena

Joana Gontijo
- Foto: EcoCamp Patagonia/Divulgação

Pense em um canto tranquilo. Aceite o convite para o total relaxamento. Com esse oásis em meio ao cenário exuberante no sul da Patagônia chilena, esses conceitos são multiplicados para patamares incríveis. É um verdadeiro paraíso que se oferece como uma maneira única de estalagem. Inscrustado em uma paisagem de tirar o fôlego, o conjunto intitulado EcoCamp Patagonia é um hotel constituído por cúpulas geodésicas completamente sustentáveis e oferece momentos para experimentar o sossego como poucos locais do planeta.

Cada estrutura tem contorno semiesférico, reunindo claraboias para receber a luz e se abrir à ventilação natural, máquina de compostagem, fogão a lenha de baixa emissão, aquecedor a gás e paredes grossas para funcionar como isolamento térmico. Entre as outras soluções ecologicamente corretas, painéis fotovoltaicos fornecem 40% da energia necessária.


As janelas seguem moldes triangulares e existem cúpulas de diversas dimensões. As mais generosas atendem bem grupos, amigos e famílias. Independente do tamanho, em todas um terraço aberto com varanda é um chamado para aproveitar o espaço ao ar livre com conforto.

- Foto: EcoCamp Patagonia/Divulgação
Mesmo sendo uma proposta parecida com um acampamento, os visitantes podem optar por programas de lazer, em composições que nada têm de rústicas ou rudimentares
. As acomodações dispõem de um bar, área para yoga e recintos coletivos para os hóspedes que gostam de cozinhar e trocar experiências. A coordenação do EcoCamp também oferta passeios de aventura na natureza.

- Foto: EcoCamp Patagonia/Divulgação
Para quem deseja um refresco da correria do dia a dia e dos apelos incansáveis da tecnologia, a proposta é aproveitar um meio ambiente selvagem, dentro de um dos parques mais fascinantes do país.

- Foto: EcoCamp Patagonia/Divulgação