Arquitetura e inovação

Projetos diferenciados impactam a região onde estão e atraem clientes e investidores

Imóveis valorizam a estética e a funcionalidade dos empreendimentos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 27/03/2018 12:00 / atualizado em 26/03/2018 11:35 José Alberto Rodrigues* /Estado de Minas
Projeto do Jardim Casa Mall, concebido e desenvolvido pela BLOC Arquitetura e ArLo Arquitetos, apresenta design bem marcante - Gustavo Belém - Studio 3K Projeto do Jardim Casa Mall, concebido e desenvolvido pela BLOC Arquitetura e ArLo Arquitetos, apresenta design bem marcante

Diversas empresas que atuam no setor da construção civil têm investido cada vez mais em inovação na concepção de empreendimentos comerciais e imobiliários. São projetos audaciosos, inteligentes, tecnológicos e que contam com uma estética aprimorada para atender às exigências do mercado. Esses projetos arquitetônicos diferenciados valorizam a estética e a funcionalidade dos empreendimentos, atraindo cada vez mais clientes e investidores.

O arquiteto Alexandre Nagazawa, consultor de novos produtos do Grupo EPO e diretor da BLOC Arquitetura, enaltece que um design inovador na arquitetura de um novo empreendimento ajuda na quebra de monotonia do local, o que causa um impacto positivo entre investidores e clientes. “Apesar do desenvolvimento imobiliário, as edificações ficaram homogêneas e sem expressividade com a falta do investimento em design. Quando dedica parte da concepção do projeto para o design, o empreendimento se destaca. O olhar do público se volta para a edificação e quebra a monotonia do local e dos edifícios em volta. De cara já temos uma vantagem perante a concepção do público, causando uma diferenciação e impacto positivo”, destaca o arquiteto.

A supervisora de novos projetos da Patrimar Engenharia, Juliana Lembi, conta que, além desse impacto em atrair novos clientes e investidores, os empreendimentos contam com uma equipe multidisciplinar que atua em conjunto moldando o projeto desde a sua concepção. “Quando a obra é bem gerenciada, temos um bom fruto em mãos, e isso gera vendas.”

"Quando dedica parte da concepção do projeto para o design, o empreendimento se destaca. O olhar do público se volta para a edificação e quebra a monotonia do local e dos edifícios em volta" - Alexandre Nagazawa, consultor de novos produtos do Grupo EPO e diretor da BLOC Arquitetura
Com essa união dos departamentos arquitetônico e construtivo é visível ver uma boa qualidade de resultado, estética e construtiva na concepção e realização do projeto. “Por trás dessa arquitetura diferenciada tem uma boa arquitetação. Desde a concepção até o resultado. Daí o empreendimento nasce com uma identidade muito forte. Essa qualidade ajuda no reconhecimento no mercado, construindo um nome e fidelizando novos clientes, gerando resultados satisfatórios”, comenta a supervisora.

De acordo com Juliana Lembi, a Patrimar Engenharia define seus projetos arquitetônicos cuidadosamente, com base nas potencialidades de cada terreno e o público-alvo do empreendimento, analisando quais tecnologias serão aplicadas e os diferenciais que vão atribuir mais valor ao produto. Depois é definido qual escritório de arquitetura será o parceiro para a execução do projeto. “Só depois de o somatório de todas as ações e diretrizes estar definido passamos ao escritório parceiro, pois dessa forma, com todos os detalhes em mãos, o escritório conseguirá fazer o melhor para valorizar o projeto.”

Atrás de cada escolha há um longo processo de pesquisa de mercado para avaliar qual a melhor atitude, tecnologia ou empresa a ser selecionada para executar o projeto. “Essa inteligência imobiliária é feita por um acompanhamento de mercado. Analisando as melhores tendências nacionais e internacionais para a composição do projeto”, destaca Juliana. O arquiteto Alexandre Nagazawa afirma que, apesar de procurar uma estética diferenciada, é preciso pensar na viabilidade econômica da construção. “Não adianta incorporar a mais alta tecnologia, sendo que não é viável ao local e ao empreendimento.”

É importante ressaltar que dentro dos moldes da legislação municipal, cada edifício tem seus condicionantes e é importante estar atento a essas normas.

O The Plaza, da Patrimar Engenharia, contempla uma arquitetura altamente tecnológica - Daniel Mansur/Divulgação O The Plaza, da Patrimar Engenharia, contempla uma arquitetura altamente tecnológica
VALORIZAÇÃO

Esses empreendimentos, além do design e arquiteturas diferenciados, agregam valor ao bairro onde estão localizados. Por ser construído com o intuito de ser icônico, esses imóveis ajudam na transformação do bairro. “Eles marcam presença e geram impacto na paisagem, o que agrega valor ao bairro”, afirma Alexandre Nagazawa.

SUSTENTABILIDADE

Dentro desses novos projetos com arquitetura arrojada, o conceito de sustentabilidade é uma questão analisada em todas as fases. O principal benefício dentro desses empreendimentos é a redução de custos, graças principalmente à otimização energética e ao melhor aproveitamento da água. “Nos dias atuais, a boa arquitetura sempre tem que trabalhar a sustentabilidade em seus projetos. Ela impacta na decisão de materiais e tecnologias e acaba viabilizando custos. A sustentabilidade não passa só nas questões internas e estéticas, a construção também deve ser trabalhada nesses conceitos.

* Estagiário sob a supervisão da editora Teresa Caram

Tags: imóveis inovação projetos arquitetura

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
24 de junho de 2018

No Lugar Certo você encontra o que procura