Em diálogo com a natureza

Casa camaleão some em meio a floresta no México

A construção é toda feita em barro e se camufla, transparente, dentro da paisagem ao redor

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 06/04/2018 14:30 / atualizado em 05/04/2018 17:54 Joana Gontijo /Lugar Certo
Rory Gardiner/Divulgação

Tal qual um camaleão, essa casa fica oculta em meio à natureza ao redor. Toda feita de barro, pelo exterior a construção, localizada em Monterrey, maior município do estado mexicano de Nuevo León, recebe revestimento em vidro. O material funciona como espelhos e faz a estrutura completamente camuflada, praticamente transparente. É a morada de férias da arquiteta Tatiana Bilbao.

Rory Gardiner/Divulgação

Rory Gardiner/Divulgação

A obra, denominada Los Terrenos, tem inerentes os princípios da sustentabilidade, seguindo o foco do trabalho da autora do projeto. A base é terra batida e tijolos de argila, além de pavimentos em terracota e paredes de pedra.

Rory Gardiner/Divulgação

Rory Gardiner/Divulgação

Por dentro, se distribuem cozinha, sala de jantar, quarto e o que mais o residente necessitar. O tom minimalista não deixa de lado o conforto e o primor estético. Constantemente abertas, as portas empreendem um diálogo entre a área social e um terraço sombreado. Telas de cerâmica em finalização zigue zague cobrem a casa do chão ao teto, fazendo surgir variados resultados espaciais.

Rory Gardiner/Divulgação

A ideia da parede semi-aberta, conforme a arquiteta, é favorecer a ventilação e a luz solar, fazendo-as alcançar bem os ambientes internos. Ao mesmo tempo, vidros retráteis deixam os espaços descerrados ao ar livre.

Rory Gardiner/Divulgação

A habitação está incrustada em uma paisagem de flora nativa e o efeito que nasce pelo acabamento externo é incrível, refletindo o verde e misturando-a à floresta. A moradora, por sua vez, pode aproveitar ao máximo o privilégio e as ótimas vibrações que vêm do contato íntimo com o meio ambiente.

Rory Gardiner/Divulgação

Rory Gardiner/Divulgação

Tags: casa cameleão design arquitetura méxico floresta

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
24 de maio de 2018
29 de abril de 2018

No Lugar Certo você encontra o que procura