Inovação

Empresa lança kit para construção simplificada de casa de 60 metros quadrados

Solução inovadora em aço é voltada para a habitação popular

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 10/04/2018 11:00 / atualizado em 10/04/2018 13:09 Estado de Minas
ArcelorMittal/Divulgação

Praticidade, versatilidade, inovação, funcionalidade, inteligência, sustentabilidade e eficiência. Formas alternativas de habitação saem das pranchetas e ganham vida em diferentes concepções pelo mundo, reforçando uma tendência cada vez mais presente na atualidade. É o caso do Kit Casa, lançamento especial que a ArcelorMittal Brasil preparou para a Feicon, maior evento de contrução civil e arquitetura da América Latina, que acontece até a próxima sexta-feira em São Paulo. Com foco no mercado popular, trata-se de uma solução em aço planejada, que une engenharia, desenvolvimento de produtos e projetos com varejo e experiência digital.

O kit disponibiliza materiais industrializados e feitos particularmente para especificação na etapa estrutural de fabricação de uma moradia de 60 metros quadrados, além de planejamento construtivo (ou estudo/pré-projeto) detalhado para auxiliar na execução da obra. Mesmo com os processos facilitados, se faz necessária a contratação de um profissional para ser o responsável técnico.

A iniciativa é pioneira na indústria do aço e no segmento da construção civil. “No início deste ano, a construção civil deu sinais de recuperação. Estamos preparados para acompanhar a evolução do mercado com o portfólio mais completo do setor e o lançamento do Kit Casa vai ao encontro desse posicionamento da empresa”, afirma o CEO da ArcelorMittal Aços Longos Américas do Sul, Central e Caribe, Jefferson De Paula.

A ideia é racionalizar e simplificar obras residencias de pequeno porte, com um grande apelo popular, fincando o pé nas premissas da habitação social. “O público-alvo é o consumidor final. A intenção é oferecer um produto customizado e mais adequado às suas necessidades”, afirma o diretor de Vendas Regionais da área de aços longos da empresa, René Kahler Junior.

O projeto do Kit Casa se contrapõe às construções comuns, que na maioria dos casos usam itens com produtividade ruim, além de acarretar em desperdício, com a geração de sucatas, quase sempre onerando o custo da obra. Outros problemas da autoconstrução são a baixa velocidade na realização do projeto e o processo artesanal, que pode acabar influenciando na integridade do aço, quando não é observado o procedimento que consta na norma técnica.

Com a solução criada pela ArcelorMittal, é introduzido um estudo padrão que, mesmo não tomando o lugar do plano de engenharia, prevê todo o aço necessário quantificado e qualificado para a fase estrutural da casa. Com isso, o cliente conta com a facilidade de só adquirir o que for realmente preciso. “O objetivo é otimizar a construção de forma planejada, simples e sustentável. São produtos industrializados, desenvolvidos para diminuir o desperdício e a necessidade de cortar e dobrar o aço artesanalmente, ou mesmo fazer toda a amarração manual dos produtos na obra. Com o portfólio do Kit Casa, as soluções são simples”, explica o gerente de Desenvolvimento de Produtos e Mercado da ArcelorMittal Aços Longos, Antonio Paulo Pereira Filho. No kit constam elementos para estrutura, fundação, laje, alvenaria, cercamento, telha e piso. São colunas prontas, sapatas, telas soldadas, espaçadores treliçados, treliças, reforços de alvenaria, cercas e telhas.

Na apresentação do projeto em São Paulo, será montada uma casa em escala real no estande da empresa. O visitante poderá visualizar os produtos aplicados, além de conhecer a moradia já pronta e mobiliada por meio de uma experiência em realidade virtual. O kit está disponível para venda nas lojas de fábrica em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Belo Horizonte e em outros nove endereços, e ainda nas unidades da Rede ArcelorMittal e no e-commerce da fabricante (lojaarcelormittal.com.br).

Tags: kit casa casa aço construção

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023