Trace seus objetivos

Planejar cada etapa do negócio é fundamental para conseguir realizar o sonho de adquirir um imóvel

É fundamental investir tempo no planejamento, imaginando cenários para chegar ao perfil que represente o imóvel desejado, tornando a busca mais assertiva

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 16/04/2018 15:47 / atualizado em 18/04/2018 15:55 José Alberto Rodrigues* /Estado de Minas
Kleber Sales/CB/D.A Press

A compra de um imóvel é sempre um momento importante na vida de qualquer pessoa. Afinal, representa a concretização de um sonho. No entanto, a compra do novo lar, para muitas pessoas, requer planejamento e cautela, já que o valor para a aquisição de um imóvel é muito alto. Todo esse preparativo pode demandar bastante tempo até que seja efetivamente concretizado. Para conquistar a propriedade dos sonhos, é preciso ter bastante organização para que o comprador encontre o melhor lugar para investir, com os melhores preços e opções de lazer, infraestrutura e segurança.

Antes de tudo, é preciso ter um plano traçado para a conquista desse objetivo. Preço, tamanho, que tipo de imóvel comprar, segurança e localização são alguns dos fatores primordiais que precisam ser analisados com cuidado antes de ir em busca desse investimento.

De acordo com Leirson Cunha, vice-presidente das Corretoras de Imóveis da Câmara do Mercado Imobiliário e Sindicato das Empresas do Mercado Imobiliário de Minas Gerais (CMI/Secovi-MG), o imóvel é um bem de consumo durável e, assim, “para que o comprador possa usar esse bem em sua plenitude, alinhado com os seus desejos imediatos e com os planos futuros - sejam eles de aumento da família ou mesmo já na melhor idade, quando se deseja, em muitos casos, a tendência aos menores cômodos - faz-se necessária uma boa escolha. Assim, é fundamental investir tempo no planejamento, imaginando cenários para chegar ao perfil que represente o imóvel desejado, tornando a busca mais assertiva. Ademais, trata-se de um investimento que envolve valores mais expressivos na vida de uma pessoa ou família e, portanto, encontrar o perfil ideal é sinônimo de economia na certa”, comenta.

DOCUMENTAÇÃO

Como é um investimento financeiro muito alto, é preciso ter planejamento e controle das finanças. “De acordo com o perfil do comprador, bem como as fontes de renda, muitas podem ser as variáveis, não apenas ligadas ao valor do bem, mas a custos como de documentação também. Há casos em que vale muito a pena realizar a aquisição de imóveis que precisam de reformas. Há uma informação importante, que muitos clientes desconhecem, que são os descontos com documentação para a aquisição do primeiro imóvel. Seguramente, o auxílio do profissional do mercado imobiliário é fundamental, pois, além de agilizar o processo, pode ainda ser uma grande economia financeira. Além disso, o profissional está apto a auxiliar o cliente a vislumbrar cenários de prós e contras de cada imóvel candidato à aquisição”, comenta Leirson Cunha.

Encontrar a melhor alternativa para adquirir o imóvel deve ser precedido de uma análise minuciosa. Hoje, o consumidor tem várias formas de aquisição de um imóvel, sendo que cada uma delas apresenta características próprias e exigências específicas. Cabe ao futuro comprador verificar qual é a melhor maneira de ter o imóvel, de acordo com seu capital e condições.

Junior Bosco, gerente comercial da Direcional, ressalta a opção do financiamento habitacional, já que esse é o modo mais comum quando se vai planejar a compra de um imóvel. “Quando se opta por essa forma de financiamento, é preciso estar ciente de que os bancos públicos não financiam 100% da compra. O crédito oferecido vai até 80%, então é importante se planejar para pagar o restante. A aquisição da casa própria é uma atitude que causa impacto em diversos setores da vida de uma pessoa, principalmente no aspecto financeiro e familiar. Geralmente, as pessoas chegam a parcelar em 360 vezes, que é o mais comum. O melhor que se pode fazer no momento da compra é ter um valor acima de 20% do preço do imóvel para garantir a entrada.”, destaca o representante da Direcional.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode ajudar nesse planejamento financeiro. “Pode-se usar o FGTS para dar a entrada no imóvel, amortizar o saldo devedor ou para pagar as prestações. É possível, ainda, usar o valor do FGTS como uma excelente alternativa para quem não tem a quantia reservada para o sinal”, pontua.

VARIÁVEIS

Entretanto, é necessário estar atento às regras para sua utilização. Nesse caso, é recomendável que o estudo seja feito individualmente por perfil de cliente comprador, visto que há variáveis que podem ser determinantes na utilização desse recurso, que envolvem não apenas a pessoa que tem o recurso do FGTS, mas também o imóvel, que precisa atender aos parâmetros exigidos por lei.

De acordo com Bosco, entre as vantagens de se planejar para a compra do imóvel está a segurança de poder proporcionar moradia digna para a família. Outra vantagem que ele cita é que, em longo prazo, o imóvel será valorizado. “Ao contrário de outros investimentos, o imóvel não sofre depreciação no valor.”

Contar com a consultoria de um profissional preparado para atuar no mercado imobiliário também é fundamental para encontrar o melhor negócio que se enquadre no perfil do morador. “É fundamental o auxílio de um especialista nesse processo, para passar informações claras e corretas. Fazer as simulações com profissionais também é recomendado para auxiliar na decisão das ferramentas e formas mais corretas para a aquisição”, afirma Júnior Busco.

PESQUISA

Quando a opção é por um imóvel já construído, a pesquisa deve ser essencial e a internet é uma grande aliada. “O ideal é fazer uma busca pela internet, levantando todos os detalhes dos imóveis na região de interesse. A internet está sendo uma grande aliada nesse processo. Ela proporciona uma facilidade na busca de conhecimento através dos sites de imobiliárias e informações gerais”, comenta o gerente comercial

Não se esqueça sobre a média de preços e infraestrutura, como transporte público, área comercial e segurança. Pode, também, conversar com os corretores, proprietários e vizinhos. Esse é o momento de fazer uma avaliação geral para identificar possíveis problemas. A localização do imóvel e o que ele agrega em lazer, estabelecimentos e valorização são outras considerações a serem feitas na hora da escolha.

Realizar uma volta pela região também é recomendado para análise do ambiente. Mas existem alguns detalhes importantes, pois a segurança de um bairro pode ser relativa. Preste atenção à rotina da sua família e verifique como é a região nos horários em que você costuma sair e chegar em casa. A distância do trabalho também pode ser um elemento importante, em especial em regiões muito urbanizadas, devido ao trânsito e acúmulo de pessoas; um imóvel longe do trabalho pode gerar altos custos de transporte, além do tempo gasto.

* Estagiário sob a supervisão da editora Teresa Caram

Tags: imóvel escolha

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
06 de dezembro de 2018
03 de dezembro de 2018