Em ritmo de futebol

Como ficam os condomínios durante a Copa do Mundo? Saiba como garantir a segurança

Nos dias de jogos, caso haja evento nas áreas comuns do prédio, será preciso bastante organização para que o momento de diversão não vire dor de cabeça

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 28/06/2018 10:47 / atualizado em 28/06/2018 10:52 Augusto Pio /Estado de Minas
Ilustração/EM/Son Salvador

Para muitos, assistir aos jogos da Copa do Mundo é o que há de bom. Reunir os amigos, fazer um churrasquinho, tomar umas cervejas e ver os gols da Seleção Brasileira é o melhor que está tendo no momento. Mas isso também pode ser tortura para vizinhos e aqueles que têm pavor de futebol e barulho. Diante disso, a pergunta é: como ficam os condomínios durante a Copa do Mundo?. Rodrigo Karpat, advogado militante na área cível há mais de 10 anos e sócio-fundador do escritório Karpat Sociedade de Advogados, considerado um dos maiores especialistas em direito imobiliário e em questões condominiais do país, alerta para o perigo dos roubos nesta época.

 “Os assaltos ocorrem, principalmente, pela inexistência ou descumprimento de procedimentos de segurança, tanto por parte dos funcionários do condomínio quanto por parte dos moradores. E, se isso já ocorre nos dias comuns, imagina como esse problema se intensifica num período como o da Copa do Mundo!” O advogado explica que, enquanto todo mundo está se divertindo e acompanhando os jogos, o condomínio poderá ficar desguarnecido. “Para se ter uma ideia, a partida final da Copa de 2014 entre Argentina e Alemanha foi vista por mais de 700 milhões de pessoas, ou seja, uma em cada 10 pessoas da população da Terra estava assistindo ao jogo”, lembra.

“Acredito que os funcionários do condomínio também vão querer dar uma escapadinha para acompanhar os jogos, seja pela TV, rádio ou celular. E é nessa hora que assaltos podem ocorrer. Além disso, alguns condomínios enfrentam problemas com algazarras e festas exageradas. Neste período, os funcionários ficam menos atentos às normas do condomínio, por estar acompanhando os jogos e, além do mais, é muito frequente os condôminos fazerem eventos, tanto nas áreas comuns quanto em suas próprias unidades, para assistir e torcer nos jogos, que, por sua vez, atraem visitantes e entregadores, entre outras pessoas. Isso pode trazer problemas em termos de segurança para o condomínio como um todo.”

TRANQUILIDADE

Rodrigo diz que é importante ao gestor ficar atento, principalmente com os funcionários e com os procedimentos de segurança do condomínio. “Nos dias de jogos, caso haja evento para acompanhar as partidas, as áreas comuns do prédio serão muito demandadas e será preciso bastante organização para que o momento de diversão não vire dor de cabeça. Além do mais, é importante limitar o número de visitantes nas reuniões, conforme convenção de cada prédio, além de deixar claro alertas com o consumo de bebidas e ruídos excessivos.”

O advogado ressalta que também é importante cobrar do condômino que está organizando o evento que o mesmo disponibilize para a portaria lista com o nome de todos aqueles que participarão da festa. “Isso ajuda a controlar quem está no evento, assim como o próprio condômino, que, dessa forma, foge do chamado penetra. Lembrando que o condomínio não se presta para eventos cobrados e com divulgação em redes sociais, atraindo estranhos.”

O especialista explica também que a colocação de bandeiras e cartazes em áreas comuns e janelas, não obstante em tempos normais possa ser considerado alteração de fachada, em tempo de Copa fica tolerado, mas devem ser recolhidos logo após o fim da festividade. “Não estrague a sua festa e a dos outros! Na hora do jogo, é importante que gestão, funcionários e condôminos estejam preparados para torcer com tranquilidade e, principalmente, com segurança”, aconselha.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
15 de julho de 2018

No Lugar Certo você encontra o que procura