Ler faz bem

Biblioteca de rua na Bulgária exibe design orgânico em uma ode à leitura

Estrutura portátil foi erguida com 240 peças de madeira e pode reunir até 1,5 mil livros

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 31/10/2018 13:00 / atualizado em 31/10/2018 18:54 Joana Gontijo /Lugar Certo
Reprodução/Facebook

Estar ligado no mundo digital parece quase uma obrigação para a nova geração na atualidade. Uma competição desleal com o universo da leitura no papel de verdade. Pensando nisso, um grupo de arquitetos e designers resolveu colaborar para aproximar os jovens dos livros.

Trata-se de uma biblioteca de rua inaugurada na Bulgária, concebida por Yuzdzhan Turgaev, Boyan Simeonov, Ibrim Asanov e Mariya Aleksieva, que prima pelo traçado diferenciado e orgânico. Não é a toa que o leiaute da construção lembra a concha de um caracol marinho. A estrutura está situada em Varna, uma cidade perto do mar, também conhecida como a "capital marítima da Bulgária".


Batizada de Rapana, a biblioteca foi erguida a partir de instrumentos de desenho paramétrico, com a aplicação de softwares que permitem aos profissionais experimentar formas e variações. Foram avaliadas mais de 20 variantes, intercalando a quantidade de peças de madeira verticais ou horizontais, obervando altura e largura, em um total de 240 partes. O arranjo que resultou do trabalho exibe um espaço aberto, de acesso faciltado para os usuários, além de locais para sentar, um pequeno palco para artistas de rua e sessões de salão.

Reprodução/Facebook

A biblioteca é portátil e pode receber até 1,5 mil exemplares, perimitindo que sejam compartilhados. O desenho semicircular e vazado da construção final forma frestas para a entrada de luz natural, propiciando um ambiente que convoca à leitura. O projeto foi elaborado com o apoio da organização European Youth Capital (Capital Europeia da Juventude), que concedeu um prêmio à cidade de Varna em 2017.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023