Como agregar valor ao imóvel adotando alternativas mais econômicas?

Investir em reformas e revitalização garante maior interesse de possíveis compradores ou locatários

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 11/10/2019 13:00 / atualizado em 11/10/2019 10:06 Estado de Minas


SergiGargalloSoler/Pixabay /Reprodução
Desde o início do ano, o mercado imobiliário brasileiro vem apresentando melhorias substanciais no âmbito da economia. Em março deste ano, a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) divulgou dados que indicaram o aumento de 9% nas estatísticas de compra e venda de imóveis, se comparados ao ano anterior.
 
Mesmo com esta boa maré econômica no mercado de imóveis, é imprescindível que uma propriedade passe por uma boa reforma e revitalização antes de ser colocada à venda, pois isso irá garantir um maior interesse de possíveis compradores. O valor de um imóvel pode variar de acordo com as suas características e estado de conservação, por isso é tão importante investir em uma boa reforma do local.

O pontapé inicial neste processo de reforma é o ajuste e conserto de todos os problemas presentes no escopo da propriedade, ou seja, circuitos elétricos, hidráulicos, mecânicos e estruturais. É essencial que esses sistemas estejam em dia, pois os possíveis compradores ou locatários ficarão atentos aos mínimos detalhes do imóvel antes de assinar o contrato. O processo de reforma é um ótimo momento para conhecer o que há de mais novo no mercado, assim como identificar quais são os produtos que podem trazer maior custo/benefício para as obras.

Para quem deseja investir e ter sucesso no mercado imobiliário, é ideal que sejam ressaltadas as partes mais atrativas do imóvel, pois uma boa aparência e design arquitetônico agregam um grande valor ao imóvel. Segundo o diretor comercial da Ecogranito, Renato Las Casas, atualmente o mercado dispõe de alternativas de qualidade e com preços mais acessíveis. “Hoje, dispomos de produtos no mercado, que podem elevar o padrão, e ainda serem peças-chave tanto para o projeto estrutural quanto para a proposta decorativa de um imóvel”, afirma.

Hoje, o mercado de reformas é dominado por revestimentos versáteis, que buscam facilitar o acesso a estilos arquitetônicos e decorativos mais sofisticados. As madeiras compensadas e laminadas são muito eficientes tanto para revestir o piso, quanto para ser a matéria-prima de móveis da casa. Ela também pode ser combinada com outros revestimentos, como por exemplo, o Ecogranito. “O nosso produto é um revestimento inteligente, que se assemelha às rochas de granito, e pode ser aplicado desde a fachada de um imóvel, até em objetos como mesas, vasos de planta e itens de decoração”, explica Renato.

Independentemente da escolha do revestimento, é fundamental acompanhar a faixa de valores desses produtos no mercado e levar em consideração as vantagens e ganhos que podem ser alcançados com o uso desses materiais.

Em imóveis para locação, por exemplo, o recomendado é investir em revestimentos de maior durabilidade e que sejam de fácil manutenção, pois esses imóveis são propriedades que poderão passar por diversas reformas ao longo dos anos. “Os danos provocados pelo tempo podem oferecer riscos aos revestimentos, então é necessário que os responsáveis pelas obras junto aos proprietários estudem a situação e façam a melhor escolha”, pondera.

Tendo em vista as qualidades e características do imóvel, o próximo passo após a reforma é acompanhar as altas ou baixas das taxas de juros de venda e locação no país. É primordial que haja esse monitoramento, pois assim o proprietário poderá mensurar qual é o valor de seu imóvel baseado nas melhorias que foram realizadas.

Tags: imóvel para alugar reforma revitalização

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023