Use a criatividade para recriar ambiente com azulejos antigos

Use a criatividade para recriar o ambiente com azulejos antigos

Pixabay

 
Não encontro o mesmo azulejo, e agora? É muito comum paredes com revestimentos quebrados. E, sem querer, é a primeira coisa que olhamos quando visitamos uma casa. Portanto, para mudar esse cenário, veja 4 dicas especiais que selecionamos para você renovar o azulejo da sua casa. 

Em primeiro lugar, é interessante entender o que é azulejo e qual é a sua importância na decoração. Basicamente, ele é uma peça cerâmica fina usada em paredes de áreas molhadas, como cozinha, banheiro e lavanderia.

Desse modo, além de proteger a estrutura contra água constante e respingos de gordura, o azulejo embeleza o cômodo. Os portugueses que o digam, pois eles souberam combinar cores e formas geométricas de modo espetacular, sendo copiados em todo o mundo. 

Azulejos antigos: use a criatividade para recriar o ambiente

 
Quando alugamos uma casa ou apartamento, nos deparamos com azulejos antigos trincados ou lascados que já saíram de linha. Ou ainda queremos simplesmente renovar a decoração porque o revestimento não combina com os projetos atuais. 
 
Nesse sentido, encontrar uma peça parecida é como acertar na loteria. Por consequência, as pessoas acabam retirando todo o revestimento. Para evitar um gasto excessivo, veja as saídas sugeridas por especialistas em decoração. 
 

1. Procure uma loja de antiquário de azulejos

 
Se você deseja manter o ambiente intacto, então vale a pena procurar uma loja de antiquários de azulejos. Em suma, eles têm peças que já saíram de linha e outras decorativas que podem combinar com a sua parede. Para isso, basta fazer uma rápida pesquisa na internet ou pedir indicações em lojas de materiais de construção. 
 

2. Aposte na beleza dos adesivos 

 
Não encontro o mesmo azulejo, mas não quero quebrar o revestimento. Sem quebra-quebra e gastos exorbitantes, o adesivo é uma alternativa prática e econômica. Assim, você pode usar adesivos vinílicos, em 3D ou criar a sua própria arte e imprimi-la numa gráfica para fazer a plotagem.
 
Mas lembre-se: papéis de parede não são indicados porque são pouco resistentes às áreas úmidas e têm baixa aderência em azulejos. 
 

3. Invista em texturas 


E se a sua intenção é dar uma repaginada naquela velha parede azulejada, a textura é uma dica incrível. Em primeiro lugar, você deve nivelar os rejuntes com massa acrílica.
 
Depois disso, espalhe a massa própria para textura e, após secar, use a cor preferida. Dessa maneira, sua parede pode ganhar um efeito de grafiato, de madeira, de mármore, entre outros. Lembre-se de contratar um profissional para garantir o acabamento perfeito.
 

4. Pinte o azulejo e renove o ambiente 

 
A nossa quarta dica é pintar o azulejo antigo para recriar o ambiente. Para isso, você vai precisar se certificar de que todos os azulejos estão firmes. Enfim, basta nivelar a parede, aplicar uma tinta própria para azulejo e deixar o rejunte em evidência, dando assim o toque final. 
 
Para concluir, é importante lembrar que você não precisa sofrer cada vez que olha para a parede da sua casa e vê um azulejo danificado. Isso porque há essas e muitas outras soluções para deixar as paredes sempre bonitas. 
 
Contudo, se você está construindo agora, não se esqueça de guardar as sobras de azulejo caso precise trocar. Assim, você não viverá o impasse de dizer “não encontro o mesmo azulejo”, pois terá peças iguais sempre à mão.