Cuidados

Período chuvoso: como fazer limpeza de itens que passaram por uma enchente

Alimentos devem ser descartados, mas roupas e pisos devem passar por uma higienização completa com água sanitária para evitar contaminações

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 05/03/2021 13:30 / atualizado em 05/03/2021 13:35


 
Freepik
 
O período entre o fim do verão e o início do outono costuma ter muitas chuvas intensas. Sendo assim, o risco da sua casa ser invadida pela enchente não pode ser descartado. Nesse sentido, descubra como fazer a limpeza dos objetos que passaram por um alagamento. 

Conforme já é esperado, quando é época de chuvas intensas e transbordamento de rios, as casas próximas sofrem com a invasão das águas. Como resultado, móveis, estofados e outros itens podem ficar tão danificados a ponto de serem descartados. 

Entretanto, quando os danos com as chuvas intensas são menores, é possível fazer a higienização e retomar o uso. Contudo, não é qualquer produto que pode ser utilizado. 

Mas antes de pôr a mão na massa, ou melhor, no balde e no rodo, veja porque as enchentes acontecem. 

Por que as enchentes se formam? 


Naturalmente, a chuva é absorvida pelo solo para reiniciar o ciclo da água. Porém, com os hábitos modernos, as construções atuais praticamente não reservam áreas de impermeabilização. Por consequência, o asfalto nas ruas e o piso nos quintais impedem a absorção da água pluvial. 

Para piorar, as pessoas jogam lixo em bueiros e em lugares públicos, evitando o escoamento das chuvas intensas. Paralelamente, outro fator a ser considerado são as construções irregulares e o direcionamento do esgoto doméstico na tubulação de água pluvial. 
 

Como higienizar as roupas após a enchente?


Acima de tudo, é bom entender que a água da enchente em época de chuva se mistura à água do esgoto e acumula micro-organismos causadores de doenças, como leptospirose, hepatite A, diarreia, febre tifoide e até cólera.
 
Por conta disso, é importante ter cuidado com a higienização dos objetos. Nesse sentido, veja algumas dicas a seguir. 
 
O primeiro passo é separar as peças atingidas pela enchente e colocá-las na máquina de lavar roupas. Portanto, se ela tiver ciclo de água quente aproveite a funcionalidade. Você pode usar o sabão em pó normalmente. Mas se forem roupas de bebê, prefira o uso de sabão de coco líquido. 
 
No entanto, se você não tiver máquina com água quente, ferva água e coloque num balde com as roupas separadas (coloridas, pretas e brancas), reservando por alguns minutos antes de continuar a lavagem no tanque. 

Como limpar os demais objetos atingidos no alagamento? 

 
Talheres, panelas e objetos de decoração, entre outros, podem ser atingidos no alagamento da sua casa. Depois que a água baixar, separe tudo aquilo que não tem mais condições de uso. Por exemplo, os mantimentos que, infelizmente, devem ser descartados. 
 
Entretanto, outros itens podem passar por uma boa limpeza. Sendo assim, acompanhe nossas dicas a seguir. 
 

Utensílios domésticos

 
Lave-os normalmente e depois mergulhe-os numa solução desinfetante. Para fazê-la é muito simples: use a proporção de 4 copos de água para 1 copo de água sanitária. Portanto, deixe-os na solução por uma hora e depois passe na água corrente antes de secar. 
 

Revestimentos e móveis

 
Para higienizar pisos, paredes e móveis atingidos em época de chuva, prepare uma solução parecida com a anterior, só que utilizando a proporção de 1 copo de água sanitária para um balde grande que comporta 20 litros de água. Na sequência, umedeça um pano na solução e passe nos itens. 
 
Para concluir, não se esqueça de um detalhe importante na hora de limpar os objetos após as chuvas intensas com alagamento. Estamos falando do uso de luvas e botas estilo sete léguas durante a higienização para evitar contaminação. E, após finalizar a limpeza, tome banho, higienizando bem as mãos. 
 
Agora, aproveite para conhecer o portal Lugar Certo, recheado de notícias interessantes sobre casa e decoração. Não deixe de conferir dicas de como evitar a queima de eletrodomésticos durante um temporal
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de outubro de 2021
06 de outubro de 2021

No Lugar Certo você encontra o que procura