Mercado imobiliário

Casa ou apartamento? Veja vantagens e desvantagens de cada um

A decisão deve levar em consideração o seu estilo de vida, o tamanho da família, a existência de pets e as suas preferências

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 23/03/2021 14:03 / atualizado em 23/03/2021 14:03


Freepik

 
A hora de decidir entre comprar ou alugar um imóvel traz muita expectativa, mas também um questionamento: casa ou apartamento. Qual escolher?
 
Todo mundo tem seus gostos quando se trata desta questão, porém mesmo quem tem preferências está propenso a mudar de ideia levando em consideração prós e contras. 
 
Ambas as opções trazem vantagens e desvantagens e tudo vai depender do seu estilo, qual tamanho da sua família, se pretende ter animais de estimação, estilo de vida pessoal e profissional. São muitas as questões para serem levadas em consideração quando se trata de escolher uma moradia.
 
Neste artigo vamos falar sobre as vantagens e desvantagens de morar em casa ou apartamento.

Confira as vantagens e desvantagens de morar em um apartamento


Vantagens de investir em um apartamento

 
Praticidade

Apartamentos proporcionam maior praticidade, são mais fáceis de cuidar e mais dinâmicos. Geralmente são a escolha de jovens casais, pessoas em começo de carreira ou quem quer morar sozinho.

Mais opções


A demanda de apartamentos para comprar ou alugar é crescente, portanto quem opta por este tipo de moradia tem mais opções de escolha. Os novos empreendimentos tendem a investir em ambientes modernos e deixar as pessoas mais à vontade nos condomínios.

Segurança


É um dos fatores decisivos na hora da escolha entre comprar ou alugar casas ou apartamentos. Morar em um prédio tende a ser mais seguro, visto que os investimentos em câmeras de segurança, portões e alarmes crescem a cada dia. Além de profissionais que controlam a entrada e saída de pessoas. 

Sociabilidade


Os empreendimentos investem cada dia mais em espaços sociais nos condomínios. Academias, saunas, parques e espaços para festa fazem parte de muitos edifícios. Sendo assim, é um atrativo para quem gosta de socializar sem precisar se deslocar.
 
Freepik
 

Desvantagens de investir em um apartamento


Falta de privacidade


Os espaços comuns são divididos com diversos outros moradores, existem regras de convivência e a proximidade dos apartamentos contribuem para a diminuição da privacidade.

Presença de estranhos


Quem mora em apartamento deve se preparar para dividir as áreas comuns do prédio com vizinhos e com seus respectivos convidados. O que nem sempre é agradável.

Dificuldades em reformar


Além das restrições em relação aos horários permitidos para a realização de reformas, mudanças estruturais não são permitidas, pois podem comprometer todo o edifício. 

Agora, veja as vantagens e desvantagens de investir em uma casa


Vantagens de investir em uma casa

 

Mais privacidade


Um dos maiores atrativos para escolher morar numa casa, sem dúvida é a privacidade. Para quem tem filhos ou famílias maiores, morar em casa traz mais privacidade e conforto. Não precisar dividir áreas comuns ou ter vizinhos tão perto são pontos fortes.

Espaço


Na maioria das vezes, as casas são maiores em relação aos apartamentos. Casas também podem proporcionar áreas externas e quintais, ideal para quem tem animais ou quer ter hortas e jardins. Sem falar do conforto que um pouco mais de espaço traz.

Tranquilidade


Morar em casas contribui para a tranquilidade, seja na hora de reformar o imóvel ou em não ter tantas regras para seguir. Quem mora em casa precisa respeitar vizinhos e a lei do silêncio, mas tem menos regras se comparado aos apartamentos.
 
Freepik

Desvantagens de investir em um casa


Insegurança


Você será responsável pela sua segurança. Quando se trata de alarmes, câmeras ou portões mais seguros, todos estes gastos ficarão por sua conta.

Gastos extras

 
Além de gastar com a segurança, a manutenção de uma casa pode ser mais custosa do que a de um apartamento. 

Concluindo, agora que você já conhece alguns dos prós e contras de alugar ou comprar casas ou apartamentos fica mais fácil decidir. 

Se você quer conhecer mais dicas sobre casas, apartamentos, decoração e DIY visite o portal Lugar Certo e conheça tudo o que oferecemos. Que tal saber mais sobre construir ou reformar
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023