Limpeza do chão

Descubra como limpar pisos de cerâmica e acabar com as manchas

Seja cerâmica fosca ou brilhante, é possível usar receitas caseiras para eliminar os encardidos e deixar o seu piso sempre novo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 07/04/2021 13:00 / atualizado em 07/04/2021 13:20


Freepik
 
 
Os pisos de cerâmica são conhecidos por serem muito bonitos e fáceis de limpar, entretanto, quando aparece alguma mancha ou encardido você precisa saber como limpar o piso de cerâmica e deixá-lo como novo. Neste artigo, daremos dicas para limpar cerâmica fosca e brilhante, lhe ajudando a se livrar da sujeira de maneira fácil e rápida.
 
Isso porque o piso manchado chama a atenção e causa aquele incômodo logo de cara, mesmo a sua casa estando limpa e perfumada. Justamente por isso, o piso merece uma atenção especial na limpeza e manutenção. 

Aprenda como limpar piso de cerâmica fosca


Vale lembrar que cada tipo de mancha precisa da utilização de um produto adequado.
 
Portanto, para manchas de gordura ou molho na cerâmica fosca de ambientes como cozinha ou área de serviço, o ideal é uma mistura caseira de vinagre e água. 
 
Sendo assim, faça uma mistura de uma parte de vinagre para quatro de água e aplique a mistura em cima das manchas. Na sequência, deixe agir por 10 minutos e, caso a mancha persista, esfregue com uma escova de cerdas duras até retirar a mancha. Após isso, limpe com água e detergente.
 
Já para limpar o piso de cerâmica fosca do banheiro deve-se usar um pouco de água sanitária na mistura com a água e o vinagre. Assim, evita-se a proliferação de fungos e bactérias, além de prevenir o mofo. Mas lembre-se de secar bem o ambiente.

E agora, veja como limpar o piso de cerâmica brilhante


E quando temos piso de cerâmica brilhante? No caso das manchas, siga os mesmos procedimentos ensinados para cerâmica fosca em cozinhas, banheiros e áreas de serviço.
 
Mas para evitar arranhões no piso na hora de se livrar das manchas, use uma esponja, pano úmido, vassoura ou escova de cerdas macias. E, não utilize bicarbonato ou produtos abrasivos para manter o brilho da cerâmica e evitar arranhões.

Veja como tirar manchas e encardidos de pisos de cerâmica


Sabe quando a limpeza do dia a dia não surte mais efeito, e o piso de cerâmica continua sujo e encardido? Vamos ensinar outra receitinha caseira para eliminar essa sujeira.
 
Primeiramente, faça uma mistura de 1 litro de água, 200 ml de vinagre branco, 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e 1 colher de sopa de detergente neutro. Antes de aplicar a mistura, agite e depois aplique no local manchado ou encardido.
 
Desse modo, utilize uma vassoura ou escova para esfregar onde estiver mais sujo ou deixe agir por, pelo menos, 10 minutos antes de esfregar. Seque com pano e pronto. 

Saiba como fazer a limpeza de rotina no piso de cerâmica


A limpeza de rotina também é uma limpeza preventiva, pois ajuda a evitar o aparecimento de manchas e encardidos no piso. Agora vamos te ensinar como limpar o piso de cerâmica no dia a dia.
 
Em primeiro lugar, utilize um espanador ou esponja, pano ou vassoura macia para tirar o pó do piso. Em seguida, passe um pano úmido com algum produto indicado para o seu tipo de piso. 
 
Em suma, é simples e fácil, não é mesmo? Mas faz toda a diferença ao longo dos anos, e os pisos de cerâmica estarão sempre como novos.
 
O Lugar Certo é recheado de dicas sobre organização e limpeza de casas e apartamentos, além de dicas de decoração e DIY. Tudo o que você procura encontra aqui.
 
Mas se o seu problema é com pisos de porcelanato, acompanhe nosso conteúdo com dicas de limpeza. 
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
09 de abril de 2021
08 de abril de 2021

No Lugar Certo você encontra o que procura