Revestimento

Piso vinílico: veja as vantagens e as desvantagens dessa tendência

O piso vinílico é uma tendência no revestimento de pisos, mas é preciso ficar atento às condições do material, bem como à manutenção

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 11/06/2021 09:10 / atualizado em 11/06/2021 09:09


Piso de vinílico - Freepik Piso de vinílico

 
Quer deixar sua casa mais aconchegante, gastando menos e de forma rápida? Se a resposta for sim, saiba que isso é possível graças ao piso vinílico. Neste artigo, vamos te explicar tudo sobre essa tendência que tem ganhado cada vez mais adeptos. 
 
Em resumo, o piso vinílico é feito de cloreto de vinila, popularmente conhecido como PVC. Este material é resistente, e os pisos feitos dele podem ser encontrados em mantas ou réguas. São bonitos, práticos e fáceis de instalar e, além disso, este piso tem uma imitação fiel de madeira.

Diferenças entre piso vinílico e laminado


Quando se trata de pisos vinílicos, muitas pessoas têm dúvida sobre os vinílicos e os laminados. Portanto, vamos esclarecer alguns pontos: o piso vinílico é feito com PVC 100% antialérgico, é conhecido por sua capacidade antirruído e por ajudar a aquecer o ambiente. Além disso, o piso vinílico tem boa resistência à água e é indicado para quem tem animais de estimação. Uma desvantagem deste piso é que ele risca facilmente.
 
Já os pisos laminados são fáceis de montar e desmontar e ainda não exigem que o contrapiso esteja 100% nivelado na hora da aplicação, pois é considerado um piso flutuante. Entretanto, este piso é escorregadio e não é indicado para quem tem animais em casa, ademais é um grande propagador de ruídos. 
 

Vantagens do piso vinílico


Por ser indicado para o uso em diversos ambientes, existe uma grande variedade de pisos deste tipo disponíveis no mercado. Por isso, também existe uma grande variação de preços, mas com uma pequena pesquisa é fácil encontrar algo que caiba no bolso. Confira, portanto, as demais vantagens: 
 
  • uma das principais vantagens deste tipo de piso é a instalação. O piso vinílico é fácil e rápido de ser instalado, e o melhor de tudo, sem sujeira e sem precisar de rejunte. Isso porque o piso é colado na superfície devidamente preparada.
  • o piso vinílico proporciona conforto térmico e é antibacteriano. Possibilita mais aconchego nos dias mais frios e não propaga ruídos.
  • variedade de modelos, cores e tamanhos. Tudo isso combinado com valores acessíveis.
  • outra vantagem do piso vinílico é que a limpeza costuma ser fácil, basta utilizar produtos à base de água e não há necessidade de aplicar ceras. A duração deste piso pode variar entre 10 e 15 anos.
 
Já dentre as desvantagens deste piso estão: não é indicado para áreas externas e não se adapta a qualquer superfície.
 

Diferentes aplicações


O piso vinílico é comercializado em mantas, placas ou lâminas. As mantas são vendidas por metragem e são indicadas somente para aplicações residenciais. O tipo em placas é vendido em tamanhos variados e também é indicado apenas para residências. 
 
As lâminas são mais espessas, oferecem diferentes tons que imitam madeira e são indicadas tanto para casas quanto para comércios em geral. Podem ser aplicadas em diversos ambientes, pois a espessura das lâminas proporciona mais resistência. 
 
Piso de vinílico - Freepik Piso de vinílico
 
 

Um pouco mais sobre cada tipo de piso vinílico


Piso vinílico em manta

Este piso funciona como um adesivo que se estende por toda a área aplicada. Costuma ser o mais acessível em relação a valor e também é o mais simples. Para aplicar as mantas, é preciso que a superfície esteja totalmente plana e lisa para não transmitir ondulações para o piso. 

Um ponto importante é que esse tipo de piso risca com facilidade, por isso, tenha cuidado com objetos pontiagudos.

Piso vinílico em régua

As réguas são mais resistentes, se comparadas com as mantas. Podem ser aplicadas coladas ou encaixadas com um click, lembrando que as réguas de encaixe são mais caras do que as réguas autocolantes. As réguas de encaixe são as mais rígidas e não precisam de tempo de espera para secar. Entretanto, precisam ser feitas na medida exata para não se deslocarem.

Piso vinílico em placas

Dentre os modelos disponíveis, este é o mais resistente aos furos e riscos. Proporcionam um desenho linear, de acordo com o modelo escolhido e suas peças se encaixam entre si. A manutenção é mais fácil, pois somente a placa danificada precisa ser trocada, caso necessário.
 
Agora que você já conhece as vantagens, desvantagens e variedades dos pisos vinílicos, basta escolher o que mais se adapte ao seu orçamento e a sua rotina para deixar sua casa linda e confortável. 
 

Gostou do artigo?

Se você gosta de dicas para deixar o seu lar mais bonito, organizado ou quer saber as novidades quando se trata de decoração e DIY, o portal Lugar Certo foi feito para você.
 
E já que falamos em piso, confira nosso artigo para saber como limpar piso de porcelanato
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
20 de setembro de 2021
13 de setembro de 2021

No Lugar Certo você encontra o que procura