Revestimento

Deck de madeira: saiba onde colocar e quais são suas vantagens e desvantagens

O material dá um toque especial na decoração, é fácil de limpar e é antiderrapante em áreas úmidas, como ao redor de piscinas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 23/06/2021 13:00 / atualizado em 23/06/2021 13:38


Deck de madeira - Freepik Deck de madeira

 
O deck de madeira é um estilo de decoração contemporânea, comumente utilizado em ambientes externos. Presença comum em volta de piscinas, o revestimento de madeira proporciona um ambiente bonito e aconchegante, enquanto auxilia na circulação pelo espaço. 
 
Portanto, tendo em vista a beleza e a funcionalidade do material, hoje falaremos mais sobre as suas vantagens e desvantagens, bem como daremos dicas para quem deseja incluir este elemento arquitetônico em casa. 
 
Mas quando se trata de decks de madeira existem dois tipos principais: o deck de madeira modular e o tradicional. Veja o que é cada um logo a seguir.

Deck de madeira modular e tradicional: qual é o melhor?


Como você viu acima, existem dois tipos de deck de madeira. Veja abaixo a explicação de cada um. 
 

Madeira modular

Os decks de madeira modular subdividem-se em dois grupos. O primeiro tem estrutura de borracha e formato de encaixe. Já o segundo são peças pré-prontas no formato de régua ou painéis, também conhecido como mini deck. O deck de madeira modular também é conhecido por ter fácil instalação e dispensar a contratação de profissionais. 

Portanto, se a área em que você deseja colocar o deck for menor, será mais fácil instalá-lo sozinho. 

Madeira tradicional

Ao contrário do modelo anterior, este tipo de deck de madeira tem a instalação mais trabalhosa, por isso precisa da ajuda de um profissional. É composto por réguas de madeira, com peças individuais e únicas. Portanto, madeiras como o Ypê e Jatobá são as mais recomendadas. 

Quais são as vantagens e desvantagens do deck de madeira?


Se ainda está em dúvida se deve instalar deck de madeira, confira as suas vantagens e desvantagens logo abaixo. 

Vantagens


  • instalação rápida, o que elimina a necessidade de separar muitos dias para se dedicar à obra;
  • beleza, mas além da estética, a madeira traz um toque rústico para o ambiente;
  • praticidade, já que o deck de madeira costuma vir praticamente pronto para ser instalado. Portanto, se as medidas estiverem corretas, os ajustes na hora da instalação são mínimos;
  • conforto, pois a madeira traz aconchego e conforto térmico; 
  • fácil limpeza e manutenção;
  • mais barato se comparado com cimento antitérmico. 

Desvantagens


  • manutenção anual: para manter a qualidade e a beleza do deck de madeira é preciso investir em manutenções anuais;
  • investimento elevado: principalmente porque é preciso investir em madeiras de qualidade.
 
Deck de madeira - Freepik Deck de madeira
 
 

Como fazer a escolha e o tratamento da madeira?


Algumas coisas devem ser levadas em consideração na hora de escolher a madeira do seu deck. 
 
Nesse sentido, você deve considerar a intensidade de uso do deck de madeira. Mas independente destes fatores é recomendável utilizar madeiras de qualidade. Desse modo, a Itaúba é um bom exemplo.
 
Mas a beleza também é um ponto importante quando se trata dos decks de madeira. Assim, se você preza por um trabalho mais linear, opte por réguas de madeira mais longas, diminuindo as emendas.
 
Contudo, o tratamento das madeiras utilizadas nos decks é extremamente importante, visto que este tratamento é o que prolonga a vida útil da madeira, previne o aparecimento de cupins e outras pragas. Além disso, torna a madeira mais resistente às ações do tempo, principalmente em casos de deck de madeira em locais descobertos. 
 
Mesmo quando o deck de madeira é feito com madeiras nobres, é preciso de um tratamento prévio adequado. Entretanto, caso ele não seja feito, o investimento em madeiras de qualidade pode ter sido em vão. 
 
Por isso, impermeabilizar é fundamental. Aliás, esse processo pode ser feito com verniz naval ou selador. Lembrando que o impermeabilizador deve ser reaplicado anualmente. 

Onde colocar o deck de madeira?


Geralmente, os decks de madeira são instalados em volta da piscina, mas eles também podem ser colocados em diversos outros espaços. De madeira modular ou tradicional, o deck pode ser utilizado em áreas internas ou externas de clubes, condomínios, casas, restaurantes, comércios etc. 
 
O que permite que o deck de madeira seja instalado em volta de piscinas são suas características antiderrapantes e impermeabilizadoras. 
 
De modo geral, o revestimento pode ser parte de projetos de paisagismo, estar em conjunto com plantas e ser instalado em jardins, restaurantes e lojas. Os decks modulares são comumente utilizados em varandas e jardins internos.
 
Entretanto, independentemente do local de instalação do deck de madeira, escolha madeiras de qualidade e faça o tratamento adequado. Agora que suas dúvidas foram esclarecidas, você pode apostar nesta tendência para embelezar sua casa.
 

Gostou do artigo?

 
Quer saber também como limpar pisos de madeira, leia também nosso conteúdo sobre os truques de limpeza da madeira. Aqui no portal Lugar Certo você encontra tudo o que deseja sobre decoração, organização e muito mais! 
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de outubro de 2021
06 de outubro de 2021

No Lugar Certo você encontra o que procura