Sem fumaça

Cozinha prática: saiba qual a melhor opção entre coifa e depurador

Leve em consideração o tamanho da sua cozinha, bem como o layout dos móveis para escolher a melhor opção

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 02/07/2021 10:30 / atualizado em 02/07/2021 10:40


 
Seja na cozinha aberta ou na fechada, a fumaça e o cheiro de quando preparamos certos alimentos se espalham por toda a casa e geram um certo incômodo. Para solucionar este problema, a instalação de uma coifa ou depurador são essenciais. Por isso, hoje vamos te ajudar a escolher qual o melhor para sua casa.
 
Se você ainda não sabe como funciona cada um desses aparelhos, vamos te explicar as particularidades de cada um.

Coifa


Existem dois modelos de coifas, um de teto e outro de parede. Inicialmente, a coifa de teto é indicada para cozinhas que tenham o formato de ilha, ao passo que a coifa de parede é presa através de parafusos na parede acima do fogão. 
 
Desse modo, a coifa é indicada para cozinhas grandes e planejadas. Assim, ela é capaz de eliminar até 90% dos odores e da fumaça causados pelo cozimento e fritura dos alimentos.
 
Enfim, se você está pensando em ter uma coifa na sua cozinha, é preciso lembrar que ela precisa de uma saída externa. Aliás, seu funcionamento é através da troca de ar, jogando a gordura e a fumaça para fora e trazendo o ar do ambiente para dentro. 
 
Este aparelho, em suma, não faz uso de filtros de carvão, somente filtragem primária de inox ou alumínio, o que simplifica a limpeza. 
 
Coifa - Freepik Coifa
 
 

Depurador


Já o depurador tem a função de sugar o ar com gordura e fumaça, filtrá-lo e devolvê-lo para a cozinha. Este aparelho funciona por meio da filtragem dupla, primária e secundária. 
 
Sendo assim, na primária a gordura é filtrada através de um filtro de alumínio ou inox e transforma a gordura de gás para sólido. Enquanto isso, na secundária, que é feita através do carvão ativado que se encontra no filtro, o odor é filtrado juntamente com a fumaça. 
 
Contudo, ambos os filtros do depurador precisam ser trocados periodicamente. O depurador consegue filtrar e absorver cerca de 50% dos odores e fumaças produzidos na cozinha. Desse modo, este sistema é indicado para cozinhas menores, tanto de casas quanto de apartamentos, onde os moradores não cozinham com tanta frequência.
 
Uma dica importante: a largura do depurador deve ultrapassar a largura do fogão para que o aparelho entregue um funcionamento satisfatório. 
 
Depurador - Freepik Depurador
 
 

Vantagens de ambas as soluções 


A coifa e o depurador são extremamente úteis para quem não deseja que o cheiro de fritura ou a fumaça produzida na hora do preparo dos alimentos se espalhe por toda a casa. 
 
Isso porque estes aparelhos são altamente eficientes em casas ou apartamentos menores ou ainda que possuam ambientes integrados. Nestes espaços, a fumaça e a gordura se tornam muito mais desagradáveis porque se impregnam nos ambientes, nos móveis e nas roupas das pessoas que estão na sala ou na cozinha
 
Por isso, se você não quer passar por momentos como este, a coifa ou o depurador devem estar na sua lista de prioridades. 

Vantagens da coifa


A coifa filtra o ar do ambiente de forma eficiente. Elimina gorduras, fumaças e odores, permitindo que sua cozinha e sua casa fiquem limpas e livres de cheiros. 
 
Portanto, as coifas tanto filtram o ar do ambiente e o trocam pelo ar externo, quanto filtram a gordura do cômodo, eliminando-a quase completamente. 
 
Porém, mesmo que o aparelho possibilite ambas as funções, na hora da instalação é preciso optar por uma. Visto que não é possível que o aparelho faça os dois trabalhos simultaneamente. 

Vantagens do depurador


Os depuradores funcionam por meio do ar circulado, ou seja, o aparelho suga o ar com gordura e fumaça, seus filtros absorvem estes componentes e devolvem o ar limpo para o ambiente.
 
Por consequência, ele pode ser instalado de forma mais simples, se comparado às coifas. Desse modo, ele não precisa de tubulações para ser instalado e, assim, contribui para o meio ambiente. 
 
Vale lembrar que a gordura pode ficar grudada nas grades do depurador, o que exige uma limpeza mais eficiente. Assim, os filtros de carvão ativado (caso sejam escolhidos) precisam ser trocados regularmente.

Coifa ou depurador: qual o melhor?


Listamos abaixo, alguns pontos que devem ser levados em consideração na hora de escolher entre a coifa ou o depurador. Veja.
 

Tamanho

A coifa ou o depurador não devem ser menores que o seu fogão ou cooktop. Para que tenham um funcionamento eficiente, é preciso que sejam maiores que o eletrodoméstico: não se esqueça deste detalhe. 
 

Potência

É através da potência (watts) que você saberá o poder de sucção e filtragem do seu aparelho. Assim, quanto maior a potência, maior o desempenho.
 

Vazão

Esta medida se refere à capacidade de retirada do ar do ambiente oferecida pelo aparelho, sendo medida em m³. Entretanto, antes de escolher sua coifa ou depurador, é preciso saber as medidas da sua cozinha.
 
Acompanhe esta dica: multiplique o resultado da altura x largura x comprimento da sua cozinha por 10, pois o resultado será a vazão mínima que seu aparelho precisa ter para se mostrar eficiente na sua cozinha.
 

Lâmpadas

Elas vão lhe auxiliar na hora de cozinhar. Opte por modelos de LED, pois têm longa duração. 

Gostou das dicas?

 
Agora ficou fácil escolher a melhor opção para sua cozinha, não é? Mas se você ainda está montando sua cozinha e não se decidiu pelo fogão, leia também porque as pessoas estão escolhendo o cooktop.
 
Continue acompanhando o Lugar Certo. Tudo o que você procura em um só lugar! 
 
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023