Na construção que reúne casa, área escolar e ambiente comercial, desenhada para ser uma proposta multifuncional, o escritório RAW Architecture aplicou bambu, pedra e plástico reciclado. É o ponto de partida do projeto que fica na vila Mekarwangi, zona rural da Indonésia. O resultado salta aos olhos. São 400 metros quadrados que chamam a atenção pela concepção harmônica, que explora o diálogo bem sucedido entre espaços e materiais distintos.
Para a edificação, uma base em pedra é combinada com paredes e estrutura de bambu. Na cobertura, a especificação é por uma membrana impermeável feita em plástico reciclado e telhados concebidos com palha de folhas de nipa, como se chama uma espécie vegetal comumente utilizada nas construções da região.
No primeiro pavimento estão dois dormitórios, um banheiro, a sala principal, sala de jantar e cozinha. Acima, está o quarto principal. O leiaute evidencia contornos orgânicos e peças do artesanato local se sobressaem em todos os cômodos.
A porção residencial é batizada Sumarah. Painéis de plástico reciclado também são aplicados nas janelas, que quando abertas propiciam a melhor circulação do ar e conforto térmico.
Suportes de bambu elevam a casa acima do solo, fazendo nascer um espaço sombreado, onde ficam garagem e banheiro. Na segunda construção, dois andares servem para reuniões e encontros ao ar livre, no espaço que dentro de algum tempo pode se tornar uma escola. No edifício que recebeu o título de Kujang, se encontram ainda uma oficina e uma sala de oração.
A outra área, chamada Saderhana, é mais simples, composta em duas construções térreas onde funcionam o consultório de um dentista e um estúdio de design. Aí também, construção em bambu, concreto e telhado de palha.
.