Nova Lima completa, no próximo domingo (5/2), 322 anos de história e 132 de emancipação político-administrativa. A cidade tem muitos motivos para comemorar, afinal são grandes conquistas alcançadas ao longo dos anos, principalmente no que diz respeito à infraestrutura, essencial para o bem-estar da população. Entre essas conquistas está o fato de Nova Lima adotar em um de seus bairros o conceito de
cidade caminhável, um dos aspectos mais importantes do urbanismo moderno, e que está presente no
Novo Vale do Sereno.
Esse conceito consta no Relatório Mundial das Cidades 2022, documento publicado a cada dois anos pelo Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). A "cidade de 15 minutos" visa garantir que tudo o que os moradores precisem no dia a dia possa ser alcançado em 15 minutos, seja a pé, de bicicleta ou de transporte público. "Este modo de vida pode ajudar as cidades a reconstruírem e restaurarem sua economia, ao mesmo tempo em que aumentam a qualidade de vida, reduzindo a poluição", diz o documento da ONU.
A ideia de "cidade de 15 minutos" está alinhada ao conceito de "cidades caminháveis", idealizado arquiteto e urbanista norte-americano Jeff Speck. Ele defende que as cidades sejam voltadas para as pessoas, priorizando projetos de mobilidade urbana que incentivam a caminhada. Para tanto, Jeff Speck diz que é fundamental que existam calçadas mais largas, ruas bem pavimentadas, arborização, semáforos inteligentes, acessibilidade e boa iluminação.
São muitas as vantagens de morar em um local com o conceito de cidade caminhável (ou de 15 minutos). Entre os benefícios, estão: economia de tempo, mais segurança e mais protagonismo para os pedestres, espaços públicos mais atraentes, maior sensação de segurança e mais contato com a natureza no ambiente urbano por meio da arborização - que proporciona, também, um ambiente mais atrativo para a prática de atividades físicas ao ar livre.