O multiartista Kdu dos Anjos, de 32 anos, é MC da cultura hip hop e do funk, produtor de moda, poeta, compositor, ator, arte educador e fundador do Centro Cultural Lá da Favelinha, e teve sua residência localizada no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, considerada a maior favela de Minas Gerais, e atual campeã na categoria Casa do Ano no projeto internacional de arquitetura ArchDaily.
O imóvel que ficou muito conhecido por: “Casa no Pomar do Cafezal” ou “Barraco do Kdu”, foi elaborado pelo coletivo de arquitetos Levante, que oferece seus serviços de forma voluntária ou a preços módicos para projetos nas favelas. De acordo com o multiartista, a casa foi uma das mais curtidas na internet no ano de 2022 e ficou entre os 50 projetos mais interessantes do Brasil.
Casa no Pomar do Cafezal%u2014 Foto: Leonardo Finotti/Divulgação
Uma proposta diferente que chamou atenção do público
A residência de 66 metros quadrados, foi projetada e construída, propositalmente, com tijolos expostos, na horizontal, sem reboco e pintura e o chão feito de cimento queimado, que trás um aspecto rústico e casual ao ambiente. Um destaque na obra são as três principais janelas, que se comportam como portas. De acordo com o multiartista, Kdu dos Anjos, apesar da casa ser pequena, ela sustenta todo o beco, que possui mais de 10 casas.
Casa no Pomar do Cafezal%u2014 Foto: Leonardo Finotti/Divulgação
Segundo o arquiteto Fernando Maculan, responsável pelo projeto, a casa foi concebida como uma casa que tem a estrutura das demais casas da favela, no entanto ela é diferente, por ter uma série de cuidados, de soluções, desde a segurança passando por questões ambientais, de ventilação e de iluminação naturais.
Conheça o concurso internacional de arquitetura ArchDaily
A ArchDaily é um site que cobre notícias da arquitetura, projetos, eventos, entre outros, direcionado para arquitetos, designers e público em geral interessado no tema. A plataforma também realiza um concurso internacional, que consiste em uma chamada aberta, voltado para profissionais do campo da arquitetura e urbanismo, tanto individuais quanto empresas.
Em 2023, o concurso reuniu construções em diversos países e recebeu mais de 150 mil votos. O concurso leva em consideração, na hora da seleção dos participantes, a boa arquitetura, que deve se abrir e lidar com questões como crise climática, escassez de energia, densidade populacional, desigualdade social, escassez de moradias, urbanização acelerada, identidade local e segregação.
Entenda como a casa de Kdu ganhou milhares de votos pelo mundo
O projeto da casa do Kdu utiliza materiais próprios da periferia com atenção especial à iluminação e ventilação, resultando em um espaço aconchegante e ao mesmo tempo sofisticado.
Um fator importante para o multiartista Kdu dos Anjos levar o prêmio de Casa do Ano 2023 no concurso internacional do ArchDaily, foi a união de sua comunidade e movimentação nas redes sociais. Desde o início do concurso, Kdu divulgou sua participação na internet, e por ser uma forte figura na cena cultural mineira, foi abraçado recebendo muito apoio e votos a seu favor.
Casa no Pomar do Cafezal%u2014 Foto: Leonardo Finotti/Divulgação
Gostou desse conteúdo?
Então não deixe de seguir e acompanhar o Portal Lugar Certo, publicamos diariamente dicas para organização, decoração e reforma de casa.
Aproveite para conhecer também a residência exótica de
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação