Truques

Dicas de organização: como esconder cabos e fios da parede

O excesso de fios elétricos pode ser perigoso, além de dar um aspecto desorganizado para o cômodo; por isso, aprenda alguns truques agora

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 16/09/2021 13:00


Pexels

 
Basta olhar ao redor para perceber o quanto usamos eletrodomésticos em nossa casa. E a grande maioria deles é ligada na tomada. Mas então como esconder cabos e fios de uma maneira simples? Confira neste conteúdo dicas de organização. 

É importante frisar a importância de esconder fios e cabos. Isso porque os itens escondidos favorecem a estética do ambiente, aumentam a sensação de um ambiente organizado, é mais fácil de manter o cômodo limpo, pois não gruda poeira, e ainda é mais seguro, já que evita um possível curto-circuito. 
 
Mas por onde começar? Veja a seguir. 

Em primeiro lugar, organize os fios e cabos


Antes de colocar as dicas deste conteúdo em prática, é necessário organizar os fios e cabos. 
 
Portanto, olhe por trás da televisão ou do computador e deixe apenas o que é fundamental. Isso porque alguns cabos HDMI, por exemplo, podem ser guardados, bem como os fios de áudio e imagem que não são mais usados. 
 
Se o cabo é muito comprido, vale a pena enrolá-lo com cuidado. Além disso, troque extensões por filtros de linha, que são mais seguros para os equipamentos conectados. 
 
Na hora de separar a fiação, é útil adesivar com o nome de cada equipamento. Assim, você saberá de pronto qual é o fio do telefone, do televisor e outros. 

Descubra 14 dicas de como esconder cabos e fios 


Agora, preste atenção para as formas de como esconder cabos e fios. Assim, você terá uma estação de trabalho ou sala de estar mais segura e com um ambiente mais clean. Vamos lá? 

1. Caixas de papelão

Que tal personalizar caixas de papelão com uma decoração exclusiva? Além disso, elas podem ser usadas para esconder os fios dos aparelhos eletrônicos. 
  

2. Canaletas de PVC

Elas chamam um pouco a atenção, mas também são ótimas soluções para passar os fios, além disso, você pode pintá-las de maneira criativa. 
 

3. Canaletas

É uma solução bastante usada, principalmente em imóveis alugados. A canaleta pode ficar ainda mais discreta na decoração se for pintada com a mesma cor da parede ou ficar atrás de móveis. 

4. Embaixo da mesa

É possível usar ganchos que prendem os fios embaixo da mesa do seu home office, evitando assim que eles fiquem aparentes. 

5. Fundo falso

Ele pode ser feito de papelão ou um material mais resistente, como o MDF. A sua função é esconder fios no ambiente de trabalho ou em casa. 

6. Gavetas

Se as gavetas tiverem furos atrás, fica ainda mais fácil passar a fiação pela parte posterior da mobília. Desse modo, os fios ficam escondidos do nosso olhar. 
 

7. Mesa de cabeceira

Para os quartos, uma boa pedida é esconder fios e cabos dentro da gaveta da mesa de cabeceira. Você também pode usar a parte de trás para esconder fios de abajur ou celular, por exemplo. 

8. Painel de tevê

Você pode projetar um painel de tevê com compartimentos para esconder os fios, ou simplesmente, deixar a fiação atrás do móvel, que geralmente é feito em MDF. 

9. Presos aos móveis

Utilize um móvel para prender os fios com ganchos ou fitas dupla face. 

10. Projetos personalizados

Na hora de comprar os móveis da sua casa, você pode se atentar a esse detalhe, ou seja, adquirir uma mobília que já tenha compartimentos para o esconderijo de fios e cabos. 

11. Rack

Aparelhos menores, como videogames, podem ter fios escondidos atrás do rack, que funciona como um esconderijo perfeito, assim como o painel de tevê. 

12. Rodapés

Existem rodapés chamados de rodapés de passar fios, que já possuem compartimentos para esconder os cabos. 

13. Tapete

Outra dica é cobrir os fios com tapete grosso, que impeça danos à fiação quando as pessoas pisarem sobre eles. 

14. Tubos de papel

Os tubos de papel higiênico ou de papel toalha, podem ser usados para esconder fios e cabos, passando-os pela parte posterior da mobília. 


Concluindo, há várias maneiras de como esconder cabos e fios. O mais importante é tomar cuidado para evitar sobrecargas e curtos. 

Gostou das dicas? 


Continue acompanhando o portal Lugar Certo para saber mais truques incríveis e úteis para o dia a dia. 
 
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
19 de outubro de 2021
29 de setembro de 2021

No Lugar Certo você encontra o que procura