postado em 06/06/2022 13:00
/ atualizado em 03/06/2022 17:18
Você pode limpar ventiladores da sua casa duas vezes por mês. / Foto: Freepik
Já percebeu como é gostoso chegar em casa num dia quente e ligar o ventilador para se refrescar? Afinal, o item é bastante versátil e pode ser usado na mesa, no chão, no teto e na parede. Mas fica a dúvida: como limpar ventilador sem danificá-lo? Enfim, aquela poeira grudada passa uma má impressão e ainda pode pesar nas pás do aparelho.
Sendo assim, o jeito é fazer uma manutenção adequada. Você pode, por exemplo, limpar ventiladores da sua casa duas vezes por mês.
Contudo, o intervalo varia conforme o acúmulo de sujeira no aparelho. Outro detalhe importante: troque a graxa do motorzinho pelo menos uma vez por ano.
Além disso, se você mora no litoral passe um antiferrugem nas partes de metal de três em três meses.
Com esses cuidados, seus ventiladores ficarão como novos, e a sua casa ou apartamento estarão sempre fresquinhos.
Como limpar diferentes tipos de ventiladores?
Mas você já notou que existem muitos modelos diferentes de ventiladores no mercado? Dessa forma, eles requerem um tipo diverso de limpeza.
Apesar disso, as dicas de segurança são as mesmas para todos: desligue da tomada antes de limpar, leia o manual de instruções (sim, inclusive as letrinhas miúdas) e nunca jogue água diretamente no motor porque ele pode ficar danificado.
De qualquer maneira, independentemente do modelo, é importante ter em mãos os seguintes itens necessários para a limpeza:
Bacia;
Pano de microfibra;
Esponja;
Escova de cerdas duras;
Escada ou cavalete (para a limpeza dos ventiladores de teto);
Cotonetes (para os cantinhos);
Chave de fenda (para desparafusar);
Água;
Detergente;
Bicarbonato de sódio;
Vinagre de álcool.
Ventilador convencional
Primeiramente, leia o manual de instruções para saber como remover a parte interna do ventilador para a limpeza.
Depois, passe o aspirador de pó sobre a superfície para remover todo o excesso de poeira.
Em seguida, você pode optar entre um pano de microfibra ou uma esponja macia. Molhe-o e coloque alguns pingos de detergente.
Passe sobre toda a superfície externa do ventilador, como botões, base e fio. Em seguida, passe um pano úmido e finalize a limpeza, recolocando as peças no lugar.
Para ficar mais seguro, desligue a energia por alguns instantes para limpar todos os cantinhos do equipamento. / Foto: Freepik
Ventilador de teto
O procedimento é o mesmo adotado anteriormente, mas neste caso tome cuidado com a altura.
Portanto, use uma escada segura e comece a limpeza. Para ficar mais seguro, desligue a energia por alguns instantes para limpar todos os cantinhos do equipamento.
E não se esqueça de uma dica importante. Antes de começar a limpeza mais detalhada das peças do ventilador, pegue uma porção de bicarbonato de sódio e de vinagre. Passe nas partes mais encardidas e espere agir por alguns minutos. Em seguida, continue o procedimento normal da limpeza.
Os ventiladores com peças brancas ficam como novos quando se passa bicarbonato, pois o produto remove os encardidos e as demais manchas.
Como limpar ventilador engordurado?
Agora, se o ventilador fica próximo à cozinha, é bem provável que ele absorva gordura e poeira, criando uma crosta de sujeira.
Sendo assim, é importante remover a gordura antes de começar o processo normal de limpeza. Nesse sentido, desmonte o ventilador (conforme o que está no manual de instruções), limpe as lâminas com toalhas de papel ou pano macio e seco, depois passe um pano úmido com um limpador multiuso.
Você também pode usar um desengordurante, desses de limpar o fogão da cozinha. Para finalizar, passe um pano úmido com água e, na sequência, um pano seco e limpo. Pronto, o seu ventilador estará livre de sujeiras.
E, então, gostou das dicas de como limpar ventilador?
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação