Saiba mais
Ele salienta que o piso de PVC é um material muito prático para a vida moderna. “Ele tem conforto acústico e, diferentemente dos pisos de madeira e laminados, não faz barulho quando alguém anda de salto sobre ele. É antialérgico, resistente à queima de cigarros e fósforos. Muito prático para quem tem animais de estimação”, garante Luiz, que está neste ramo há 31 anos.
MANUTENÇÃO Para limpar o piso vinílico, basta pano úmido e detergente. “Ele é resistente à água, podendo ser lavado. Também é fácil de limpar. Está aí uma das maiores vantagens em relação aos laminados. O piso é mais resistente à água e não se deforma caso o pano esteja encharcado. Além disso, não mancha, desde que a limpeza seja feita rapidamente. Sua resistência é bem superior à do do piso laminado, por exemplo. Mas, como se trata de um produto muito novo no mercado, ainda não é possível precisar ao certo a sua durabilidade. Os fabricantes dão garantia de pelo menos 10 anos. É mais resistente e, inclusive, indicado para áreas comerciais e molhadas, como cozinha e banheiro”, esclarece Luiz.
O empresário explica que há duas maneiras de instalar o piso de PVC. “No sistema click, no qual uma régua é encaixada na outra, é possível instalar até 40 metros quadrados (m2) por dia. Já no piso colado, essa média cai para 30m2/dia, depois que a superfície foi preparada. Recomendo que a compra do piso de PVC seja numa loja que venda e instale o produto, pois há muitos problemas quando a mão de obra é terceirizada”, alerta.
“Embora seja mais caro que o piso laminado, o vinílico oferece excelente relação custo/benefício por sua resistência à umidade e facilidade de limpeza". Para o colado, o preço é R$ 85/m2. No caso do piso vinílico flutuante, que o usa o sistema click em sua instalação, o preço é de R$ 110/m2. Nos dois casos, a instalação é cobrada à parte e depende das condições do local da obra.