Empresa mineira se especializa em remoção de estrutura de concreto armado e refratários usando robôs controlados a distância
Uma das grandes dificuldades enfrentadas na construção civil era a demolição em locais ou espaços confinados, de difícil acesso ou com restrição da presença do homem. De olho nessa demanda, a empresa mineira Demolição Remota entrou no mercado para prestar serviço especializado de demolição de concreto ou alvenaria em locais onde é proibido impacto e barulho.
Aliado a essa necessidade, havia uma demanda por equipamentos que minimizassem ou eliminassem totalmente o risco de acidentes. Para atender as exigências, a empresa pesquisou no mercado internacional, adquiriu, preparou e treinou operadores para introduzir, em 2005, equipamentos de demolição de concreto e refratários operados por controle remoto. Desta forma, a Demolição Remota tornou-se a primeira empresa brasileira especializada exclusivamente na demolição de estruturas de concreto armado e refratários localizadas em espaços confinados utilizando equipamentos radiocontrolados a distância, com ou sem cabo.
Versáteis, os equipamentos podem ser acoplados a tesouras e martelos hidráulicos, conchas, discos de corte, pinças hidráulicas, entre outros. Para desenvolver o trabalho, a empresa opera com dois tipos de robôs: com tesoura hidráulica e com martelo hidráulico. Ambos são equipamentos eletrohidráulicos, que têm peso operacional de uma e duas toneladas. O robô com tesoura hidráulica tem capacidade de demolição de estruturas de concreto armado com espessura de até 36cm e armaduras de até 1" de diâmetro. Já o com martelo hidráulico é ideal para demolições onde a agilidade e rapidez são fundamentais para o cumprimento de prazos.