Comentários
600

Segurança contra incêndio

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 29/04/2011 11:32 / atualizado em 02/05/2011 09:58 Redação /Estado de Minas
Sika/Divulgação
A proteção das tintas em um edifício vai além dos fatores estéticos e resistência às intempéries. Elas figuram também entre as medidas de segurança adotadas contra incêndios. São as chamadas tintas intumescentes, que reagem à ação do calor, protegendo a estrutura metálica das obras para garantir que, mesmo com a ação do fogo, mantenham a estabilidade.

Para atender a demanda do mercado brasileiro por esse tipo de produto, uma das novidades da Sika este ano é o lançamento de sua linha de tintas intumescentes Sika Unitherm. Submetidas a altas temperaturas, elas aumentam em até 40 vezes a espessura da tinta aplicada, formando uma espuma que isola a estrutura da alta temperatura por um tempo pré-determinado.

Tintas que reagem à ação do calor, protegendo a estrutura metálica das obras, são itens indispensáveis atualmente nos imóveis - Sika/Divulgação Tintas que reagem à ação do calor, protegendo a estrutura metálica das obras, são itens indispensáveis atualmente nos imóveis
Empregadas em construções de grande porte, essas tintas recobrem a estrutura metálica do edifício, agindo como uma barreira contra o calor. Em um incêndio, ao atingir a temperatura crítica de 550oC, o aço desprotegido perde sua resistência, causando a falência da estrutura metálica e, consequentemente, do edifício. É importante que a estrutura continue firme, num eventual incêndio, para que as pessoas possam escapar do fogo.

O princípio do funcionamento do sistema Sika Unitherm é a transformação do revestimento por meio da energia térmica do fogo. A ação das chamas reage com o produto, provocando sua expansão e criando uma camada microporosa de espuma (com cerca de 1cm de espessura), que isola a estrutura do calor e previne a fadiga das composições à base de aço. A linha conta, ainda, com sistemas específicos para madeira e também de cabeamento para rede elétrica.

Tags: segurança

Últimas Notícias

ver todas
09 de setembro de 2022
04 de agosto de 2021