Uma empresa canadense especializada na restauração de carros antigos criou uma forma de dar nova vida aos veículos que estão prestes a ir para o ferro-velho. A Passions Mobiles concebeu uma linha de produtos feitos a partir de sucatas de automóveis que são transformadas em móveis e objetos de decoração.
No site oficial, a fabricante diz que, depois de mais de 15 anos atuando no restauro de carros, agora se atreve a levar a temática da reciclagem para o setor, explorando o perfil artístico e a beleza de determinadas peças mecânicas. A intenção, segundo a empresa, é tirar esta matéria-prima de seu contexto habitual e colocá-la em um novo espaço, com outra função estética, processo que já acontece desde novembro de 2005.
Intitulado de “Rapas”, o trabalho aproveita motores, pistões, válvulas, molas, engrenagens e outros elementos para conceber uma linha de mobiliário e adornos, no mínimo, inusitada, cujo público em potencial é formado pelos aficionados no universo automotivo. Além de mesas, sofás, poltronas e cadeiras, a coleção inclui ainda esculturas, máscaras, quadros, relógios, porta-lápis, candelabros, totens, entre outros.
Um exemplo é a utilização de um BMW modelo 1974 para formar uma bela sala de estar. Neste caso, o carro foi transformado em um conjunto de mobília com seis peças, avaliado em US$ 25 mil, cerca de R$ 50 mil. O sofá foi produzido a partir do banco de trás, mantendo as lanternas originais, e funcionando. A parte da frente virou uma espécie de quadro, iluminado com a ajuda dos faróis, também ativos.
A mesa de apoio foi concebida com o motor, que recebeu um vidro na parte de cima. Uma outra mesa menor na verdade é o volante, e até o relógio de parede foi feito com a calota de uma das rodas, que ganhou maquinário específico