As pinturas e esculturas são atrações à parte nas cidades históricas mineiras e servem de inspiração para o restaurador Ricardo Fernandes Bittermann, de 50 anos. O artista resgata em seu trabalho a beleza da arte sacra das igrejas, que são patrimônio artístico e cultural de Minas Gerais. Foi a partir do cuidado com capelas e altares de particulares que Ricardo resolveu produzir réplicas. Elas são feitas tendo como referência altares dos templos barrocos e oratórios do Museu do Oratório, em Ouro Preto. Ricardo transporta para as peças, cujo tamanho varia de 40cm a 3 metros de altura, os detalhes e cores do entalhe ou da pintura.
Veja fotos do trabalho de Ricardo
Veja outras fotos de oratórios
Confira imagens de marchetaria
A ideia de criar as réplicas surgiu depois que recebeu a incumbência de restaurar alguns oratórios. Depois que fez o primeiro, a divulgação de seu trabalho foi de maneira espontânea
Para Ricardo, os oratórios servem tanto para que as pessoas possam expressar a religiosidade como também se tornaram objeto de decoração. “As pessoas que compram costumam ser muito religiosas e os usam para colocar os santos de devoção.” Os preços variam de acordo com o tamanho da imagem e também em relação aos materiais que são usados. Alguns oratórios recebem inclusive folhas de ouro.