Quando e como começou a parceria com a Trousseau?
Humberto - Nossa parceria começou em 2012, quando a Trousseau nos contatou e convidou para desenvolver uma linha de cama.
Fernando - Nunca tínhamos trabalhado com produtos têxteis para casa até desenvolver a primeira coleção para a Trousseau, em 2012. Foi uma excelente oportunidade para explorar outro universo e nos expressar em uma mídia diferente.
Quantas coleções vocês já fizeram?
F%2bH - Criamos quatro coleções para a Trousseau: Classic e Soft Repitle, em 2012, e as coleções Sushi e Cabana, neste ano.
Quantos itens compõem a atual coleção? Quais são eles?
F - Cada uma das coleções está disponível em duas opções de cores e inclui lençóis, fronhas, capas de almofada, edredons e toalhas.
O processo criativo desse tipo de itens é muito diferente? É mais demorado que o normal?
F - Na verdade não. Acredito que o design é algo que tem a intenção de fazer com que a vida das pessoas se torne mais confortável
É mais difícil a transferência do projeto do papel para o tecido?
H - Não e acreditamos que obtivemos sucesso, ficamos muito contentes com o resultado. A Trousseau realmente nos ajudou a traduzir o nosso universo dentro de suas peças.
F - O objetivo foi de nos mantermos fiéis às texturas e traduzir os volumes e padrões de nossos móveis em uma linha de cama em escala bidimensional.
Tiveram que buscar nova matéria-prima para adaptar a criação?
F - Novos processos foram desenvolvidos, a fim de alcançar os resultados desejados.
H - E muitos itens são costurados e finalizados à mão, devido à complexidade do processo de produção e porque isso é uma das características de nosso trabalho.
Vocês apenas criam e entregam a imagem ou acompanham a produção?
F%2bH - Toda vez que colaboramos com uma marca, trabalhamos lado a lado, desde o primeiro momento da colaboração até o último.
É uma edição limitada?
F%2bH - Não, não é uma edição limitada.
F%2bH - O interessante deste século é que não existem mais fronteiras como, por exemplo, entre a arte e o design, permitindo uma maior liberdade de expressão.
Do primeiro prêmio para cá, vocês percebem uma mudança muito grande no trabalho?
F%2bH - Nós temos quase 30 anos de experiência profissional, por isso é óbvio que amadurecemos e evoluímos em nosso trabalho. Mas os fundamentos ainda estão na reinterpretação da história, confrontando, misturando e fundindo o passado e o presente, mantendo, inclusive, as características relevantes filtradas por nossa visão, que vem de um país jovem, cuja história ainda está em construção.
A cadeira Vermelha é a marca registrada de vocês, concordam? Mas de tudo o que já criaram, qual a peça de que vocês mais gostam?
F - A poltrona Vermelha foi o ponto de virada em nossa carreira e é a minha peça favorita.
H - Para mim, é o armário Cabana.
Qual o mais novo projeto de vocês? Falem um pouco dele. Para quando é?
F%2bH - A coleção Capacho. Começamos a procurar por maneiras de utilizar o tapete de fibra de coco Capacho em 2012, enquanto trabalhávamos na cenografia de nossa exposição Barroco Rococo, apresentada no Le Musée des Arts Décoratifs, em Paris. Em seguida, decidimos criar uma coleção de móveis para a Firma Casa, misturando capacho com madeira, criando frames em formas geométricas que viraram portas, gavetas e prateleiras. Ambos, material e forma, se tornaram o fio condutor das peças.
E o próximo da fila?
F - A exposição Campanas/Woods, em Bildmuseet (parte do câmpus de Arte da Universidade de Umeå), na Suécia
Tem alguma coisa que ainda não fizeram e gostariam muito de fazer?
Irmãos Campana - Gostaríamos muito de trabalhar em um jardim ou parque que ajudasse a recuperar uma área degradada da cidade, fazendo com que os moradores se sentissem mais valorizados. Um belo espaço de cidadania.