Confira dicas para deixar a casa de praia mais saudável

Alguns cuidados garantem que o imóvel alugado para a temporada, sujeito a fungos e pragas, não ofereça risco de doenças

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 13/01/2014 12:50 / atualizado em 13/01/2014 13:00 Redação Lugar Certo PR /Folha de Londrina
SXC.hu/Banco de Imagens
Seja própria ou alugada, a casa em que você se hospeda durante o verão pode oferecer muitos riscos à sua saúde. Bolor, mofo e insetos são só alguns dos inconvenientes que podem acabar com a graça das férias. Mas o biomédico Roberto Martins Figueiredo conta que é fácil contornar esses perigos: "Basta tomar alguns cuidados simples logo que chegar ao local, que não precisam de muito tempo ou dinheiro". Confira as principais dicas que ele e outros especialistas recomendam:


Bolor na parede

Segundo Roberto Martins, aquele bolor que você vê nas paredes das casas de praia, por ficarem fechadas grande parte do ano e por acumularem a umidade, é apenas uma pequena fração de todo o fungo que está morando ali. As consequências vêm principalmente para quem tem propensão a alergias, rinite e sinusite. Mas resolver o problema é simples: "Misture um copo de água normal com um copo de água sanitária", indica o biomédico. "Em seguida, borrife a solução na mancha, que ficará amarelada ou branca, deixando de oferecer perigos à saúde."

Mofo nos armários

Assim como o bolor, o mofo também favorece crises para quem sofre de alergias respiratórias, já que é composto pelos mesmos fungos. A solução, nesse caso, também é simples. Segundo o biomédico Roberto, limpar o armário com um pano embebido em vinagre branco elimina o problema.

Insetos

Baratas, além de asquerosas, são muito comuns nas casas de praia, principalmente se houver algum terreno baldio por perto. "Elas podem trazer doenças para dentro da casa e, por isso, devem ser evitadas", explica Roberto Martins. Caso a casa seja alugada, o biomédico recomenda que você sempre exija do proprietário o certificado de desinsetização, que deve ser anual para deixar a casa segura.

Repelentes

A picada de inseto incomoda e pode causar até reações alérgicas. A principal preocupação, entretanto, são os mosquitos que provocam doenças, como a dengue, a febre amarela e a malária. De acordo com a infectologista Melissa Mascheretti, da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), para prevenir picadas, vale usar repelentes corporais e roupas compridas e claras, que afastam os mosquitos. Durante a noite, uma boa estratégia é lançar mão dos repelentes de inseto para tomadas ou até mesmo da vela de citronela, que deve ser acesa no ambiente fechado quatro horas antes do sono para que faça efeito.

Tags: aluguel

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
12 de julho de 2023
10 de julho de 2023