Comentários
600

Pavimento inteligente absorve a luz diurna e surge brilhante para iluminar a cidade à noite

Tecnologia desenvolvida na Inglaterra produz caminhos reluzentes que tornam os passeios noturnos muito mais aprazíveis

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 12/11/2013 14:00 / atualizado em 13/11/2013 10:27 Joana Gontijo /Lugar Certo
Pro-Teq/Divulgação

Uma empresa da Inglaterra acaba de lançar um produto de urbanismo inovador. Os profissionais da britânica Pro-Teq apresentam uma nova tecnologia de pavimentação. E este não é um piso comum. Com diversas formas de aplicação, é na verdade um pavimento que poderia ser chamado de “inteligente”. Ele fica totalmente iluminado à noite, no que até seria uma possível solução para problemas como a iluminação pública ineficaz e os altos índices de consumo de energia.

O Starpath, como foi batizado, é capaz de absorver e armazenar os raios ultravioleta que recebe durante o dia, liberando-os quando cai a noite. O resultado é um visual belo - um tanto quanto psicodélico - que surge com o chão azul brilhante e, lembrando um caminho cheio de estrelas (como o próprio nome diz), torna o passeio noturno muito mais agradável, até porque não dizer, mais seguro.


A intensidade e a duração da exposição ao sol, que variam conforme o local onde está instalado, é que vão definir a quantidade de luz emitida pelo Starpath, basicamente um tipo de spray que pode ser utilizado em todos os tipos de superfície de pavimento. Além da economia energética e a melhor visibilidade que proporciona, o produto também é antiderrapante e resistente à água.

A tecnologia já pode ser conhecida por quem passa por uma cidade no Reino Unido. A ideia foi colocada em prática, e agrada os visitantes do Christ’s Pieces Park, em Cambridge, com a pequena trilha colorida que agora se tornou uma atração especial.

Assista ao vídeo de divulgação:


Tags: dia

Anúncios do Lugar Certo

Outros artigos

ver todas
13 de dezembro de 2016
23 de fevereiro de 2016
25 de junho de 2015
17 de junho de 2015
09 de maio de 2015