Comentários
600

Pavimento inteligente absorve a luz diurna e surge brilhante para iluminar a cidade à noite

Tecnologia desenvolvida na Inglaterra produz caminhos reluzentes que tornam os passeios noturnos muito mais aprazíveis

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 12/11/2013 14:00 / atualizado em 13/11/2013 10:27 Joana Gontijo /Lugar Certo
Pro-Teq/Divulgação

Uma empresa da Inglaterra acaba de lançar um produto de urbanismo inovador. Os profissionais da britânica Pro-Teq apresentam uma nova tecnologia de pavimentação. E este não é um piso comum. Com diversas formas de aplicação, é na verdade um pavimento que poderia ser chamado de “inteligente”. Ele fica totalmente iluminado à noite, no que até seria uma possível solução para problemas como a iluminação pública ineficaz e os altos índices de consumo de energia.

O Starpath, como foi batizado, é capaz de absorver e armazenar os raios ultravioleta que recebe durante o dia, liberando-os quando cai a noite. O resultado é um visual belo - um tanto quanto psicodélico - que surge com o chão azul brilhante e, lembrando um caminho cheio de estrelas (como o próprio nome diz), torna o passeio noturno muito mais agradável, até porque não dizer, mais seguro.


A intensidade e a duração da exposição ao sol, que variam conforme o local onde está instalado, é que vão definir a quantidade de luz emitida pelo Starpath, basicamente um tipo de spray que pode ser utilizado em todos os tipos de superfície de pavimento. Além da economia energética e a melhor visibilidade que proporciona, o produto também é antiderrapante e resistente à água.

A tecnologia já pode ser conhecida por quem passa por uma cidade no Reino Unido. A ideia foi colocada em prática, e agrada os visitantes do Christ’s Pieces Park, em Cambridge, com a pequena trilha colorida que agora se tornou uma atração especial.

Assista ao vídeo de divulgação:


Tags: dia

Últimas Notícias

ver todas
09 de setembro de 2022
04 de agosto de 2021