Meio ambiente

Iluminação sustentável: saiba o que é e como fazer na sua casa

Os consumidores estão adotando hábitos mais saudáveis, entre eles, fontes limpas de energia; saiba como deixar sua casa mais sustentável

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 14/10/2021 13:00


Iluminação sustentável - Freepik Iluminação sustentável

 
Você já ouviu falar em iluminação sustentável? As pessoas estão expandindo sua busca por hábitos saudáveis, inclusive na escolha do projeto elétrico. Por essa razão, a energia fotovoltaica, as lâmpadas de LED e a iluminação zenital têm conquistado tantas pessoas. Veja mais detalhes neste conteúdo. 

Quem se preocupa com a preservação do meio ambiente e com a economia no orçamento doméstico, está ligado ao conceito de iluminação sustentável. Ela também é conhecida como iluminação verde. No fundo, o conceito está relacionado a formas de encontrar meios mais sustentáveis de geração e consumo de energia. 

Em tempos de estiagem e crise hídrica, essa preocupação é muito pertinente. Afinal, o que será das próximas gerações se o consumo de energia continuar aumentando, sem fontes mais limpas de geração? 

O que é iluminação sustentável? 


A iluminação sustentável consiste em pensar a geração de energia de forma limpa, sem gerar resíduos na natureza nem sobrecarregar os recursos hídricos. 
 
Todo o projeto de iluminação de um imóvel é pensando no resultado futuro: a redução com lâmpadas mais econômicas e mais duráveis. 

Além disso, buscam-se fontes renováveis de energia, como a energia solar fotovoltaica, com a instalação de painéis solares no imóvel. 

Outro fator é a construção de casas, comércios e indústrias com projetos que valorizam a iluminação zenital, ou seja, com coberturas de vidro no teto para permitir a entrada de luz natural. 

Quais são os benefícios da iluminação sustentável? 


Em nossa casa, a iluminação sustentável é a ideal por usar menos recursos do meio ambiente e ainda gerar uma economia mensal no orçamento. 
 
Mas você já parou para pensar nos benefícios da iluminação sustentável na indústria? Afinal de contas, o setor industrial é o que mais gasta energia. 
 
Inclusive, os gastos com energia na indústria representam 20% das despesas mensais, que são repassadas aos produtos e, consequentemente, aos consumidores finais. 

Entre os tipos mais comuns de iluminação industrial estão estes.

Domus

Placas translúcidas de policarbonato são instaladas nos telhados de galpões industriais para facilitar a entrada da luz natural. 

Lanternim

São estruturas metálicas instaladas na cobertura dos galpões com aberturas estratégicas que permitem a circulação do ar, aumentando assim a luminosidade e a ventilação no ambiente. 

Veneziana Industrial

São janelas amplas nas paredes que permitem a circulação de ar e a entrada da iluminação natural, levando bem-estar aos colaboradores. 

Muitos empresários ainda não adotam a iluminação sustentável na indústria. Isso porque ela pode custar mais caro. Porém, eles acabam arcando com os custos do excesso de lâmpadas ligados e redução do bem-estar e conforto dos colaboradores. Por isso, é importante avaliar o custo-benefício. 

Como fazer iluminação sustentável em casa?


Agora que você já viu a importância da iluminação sustentável na indústria, confira os seus benefícios e como fazer em casa. 

Primeiramente, é bom frisar que a iluminação sustentável reduz a conta de energia elétrica no fim do mês e ainda contribui para o meio ambiente. Confira agora formas de deixar a sua casa sustentável. 

Usar lâmpadas de LED

Elas podem apresentar uma economia considerável na conta de luz quando comparada a outros tipos, como as lâmpadas halógenas ou incandescentes. 

Instalar painéis solares

A energia fotovoltaica pode ser instalada em qualquer imóvel. Os painéis têm vida útil de 25 anos, além disso, representam uma economia de até 95% na conta de luz. 
 
Iluminação sustentável - Freepik Iluminação sustentável
 
 

Invista na iluminação natural

No momento de construir, converse com o arquiteto para valorizar a iluminação natural no projeto, seja no teto, nas janelas e nas portas de vidro. 

Tenha a economia como meta

Comece praticando a regra das luzes apagadas. Não está usando o cômodo? Então, mantenha a luz desligada. Retire os equipamentos eletrônicos da tomada, enquanto eles não estiverem em uso. Assim, conscientize os membros da família a fazer o mesmo. 

Em suma, você viu neste conteúdo o que é iluminação sustentável e como fazer em sua casa. Agora é com você. Se vai construir ou reformar, pense na iluminação como prioridade. 

Gostou das dicas de como ter mais economia na conta de luz e ainda preservar o meio ambiente? 


Então, confira agora como fazer a iluminação de casa. Não perca também os artigos mais recentes do portal Lugar Certo. 
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
11 de julho de 2023
28 de junho de 2023