Decidir se você vai reformar ou demolir sua casa é algo que exige paciência e também auxílio técnico para tomar uma decisão mais assertiva.
Sendo assim, contratar um engenheiro para avaliar o seu imóvel bem como sua estrutura, instalações elétricas e hidráulicas, é fundamental nesse processo.
Outra preocupação é sobre a arquitetura do imóvel. Aqueles que carregam características históricas muitas vezes são preservados como forma de manter viva a cultura local.
Mas como já dissemos, somente um profissional com o RRT Registro de Responsabilidade Técnica pode avaliar toda a estrutura e ajudar a decidir.
Por isso, separamos três dicas essenciais para você que tem um imóvel e não sabe se é melhor demolir ou reformar. Portanto, leia com bastante atenção.
Hora de demolir ou reformar o imóvel: veja dicas úteis para esse momento
1. Avalie a idade do imóvel
Essa é uma questão que não pode jamais ser deixada de lado, pois um imóvel antigo tem maiores chances de ter sua estrutura comprometida.
Portanto, se houver interesse em reformá-lo, será preciso que o engenheiro acompanhe toda a obra e faça o planejamento de forma a reforçar a estrutura.
Além disso, sua avaliação ajuda a definir se é melhor reformar ou demolir, tendo como base também as questões econômicas, já que há custos para qualquer uma das ações. Sendo assim, é preciso avaliar as consequências de cada decisão.
2. Reformar ou demolir: qual é mais em conta
A reforma pode ficar mais cara, visto que inclui muito mais que a compra de materiais de alvenaria. Sendo assim, será preciso investir também nos itens de acabamento, instalação hidráulica e elétrica, além do reforço estrutural.
No entanto, somente um engenheiro poderá avaliar sua casa e ajudar a definir a melhor opção de acordo com os seus objetivos.
Demolição, em geral, é mais barata que reforma
3. Escolha bons profissionais
Contar com ajuda profissional é primordial para que você escolha entre reformar ou demolir sua casa sem se arrepender.
No entanto, é fundamental que o engenheiro escolhido para te auxiliar na avaliação ou mesmo na execução da obra de reforma ou demolição esteja em dia com o seu registro.
O Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) é a comprovação de que o profissional está devidamente habilitado e em dia com o Sistema de Informação e Comunicação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (SICCAU).
Além disso, para que a obra não seja embargada pelos órgãos fiscalizadores, é indispensável a Anotação de Responsabilidade Técnica. Ela deve conter o nome dos responsáveis técnicos que acompanharão a execução da obra e demais ações inerentes ao serviço.
E aí, vai reformar ou demolir?
Ao chegar até aqui, você pode perceber que a decisão de reformar ou demolir sua casa não é algo tão simples e precisa da ajuda de um bom profissional.
É importante pensar nos prós e contras de cada decisão e também nas questões econômicas.
No Lugar Certo, você sempre encontra dicas para te ajudar a tomar decisões mais conscientes sobre construções e como deixar sua casa muito mais bonita.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação