Planejamento

Confira 3 dicas para decidir entre reformar ou demolir sua casa

Auxílio de um profissional da área para analisar a situação é fundamental; idade do imóvel está entre fatores importantes para decidir

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 11/07/2023 16:53


Reformar a casa pode ser mais caro - Freepik Reformar a casa pode ser mais caro

 
Decidir se você vai reformar ou demolir sua casa é algo que exige paciência e também auxílio técnico para tomar uma decisão mais assertiva. 

Sendo assim, contratar um engenheiro para avaliar o seu imóvel bem como sua estrutura, instalações elétricas e hidráulicas, é fundamental nesse processo.

Outra preocupação é sobre a arquitetura do imóvel. Aqueles que carregam características históricas muitas vezes são preservados como forma de manter viva a cultura local. 

Mas como já dissemos, somente um profissional com o RRT Registro de Responsabilidade Técnica pode avaliar toda a estrutura e ajudar a decidir. 

Por isso, separamos três dicas essenciais para você que tem um imóvel e não sabe se é melhor demolir ou reformar. Portanto, leia com bastante atenção.

Hora de demolir ou reformar o imóvel: veja dicas úteis para esse momento


1. Avalie a idade do imóvel 


Essa é uma questão que não pode jamais ser deixada de lado, pois um imóvel antigo tem maiores chances de ter sua estrutura comprometida. 

Portanto, se houver interesse em reformá-lo, será preciso que o engenheiro acompanhe toda a obra e faça o planejamento de forma a reforçar a estrutura.

Além disso, sua avaliação ajuda a definir se é melhor reformar ou demolir, tendo como base também as questões econômicas, já que há custos para qualquer uma das ações. Sendo assim, é preciso avaliar as consequências de cada decisão. 

2. Reformar ou demolir: qual é mais em conta


reforma pode ficar mais cara, visto que inclui muito mais que a compra de materiais de alvenaria. Sendo assim, será preciso investir também nos itens de acabamento, instalação hidráulica e elétrica, além do reforço estrutural.

No entanto, somente um engenheiro poderá avaliar sua casa e ajudar a definir a melhor opção de acordo com os seus objetivos.
 
Demolição, em geral, é mais barata que reforma - Freepik Demolição, em geral, é mais barata que reforma
 
 

3. Escolha bons profissionais


Contar com ajuda profissional é primordial para que você escolha entre reformar ou demolir sua casa sem se arrepender. 

No entanto, é fundamental que o engenheiro escolhido para te auxiliar na avaliação ou mesmo na execução da obra de reforma ou demolição esteja em dia com o seu registro. 

O Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) é a comprovação de que o profissional está devidamente habilitado e em dia com o Sistema de Informação e Comunicação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (SICCAU).

Além disso, para que a obra não seja embargada pelos órgãos fiscalizadores, é indispensável a Anotação de Responsabilidade Técnica. Ela deve conter o nome dos responsáveis técnicos que acompanharão a execução da obra e demais ações inerentes ao serviço. 

E aí, vai reformar ou demolir?


Ao chegar até aqui, você pode perceber que a decisão de reformar ou demolir sua casa não é algo tão simples e precisa da ajuda de um bom profissional. 

É importante pensar nos prós e contras de cada decisão e também nas questões econômicas. 

No Lugar Certo, você sempre encontra dicas para te ajudar a tomar decisões mais conscientes sobre construções e como deixar sua casa muito mais bonita. 

Por isso, antes de ir embora, leia também sobre saiba quais os melhores tipos de pisos para os quartos.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
11 de julho de 2023
28 de junho de 2023