06 de novembro de 2010 - Chegar em casa e ver o jardim florido, observar a chuva molhar a terra após um extenso período de seca, olhar para a horta e poder colher as primeiras folhas de manjericão para aquele molho de tomate caseiro são pequenos detalhes que fazem a vida mais prazerosa. Melhor ainda ter tudo isso dentro de casa, mesmo que ela seja um apartamento. Uma varanda, um canteiro ou mesmo uma parede fazem as vezes de um belo quintal, mesmo em um exíguo espaço, como os oito projetos de uma mostra de paisagismo, com jardins em 12m². Trouxemos alguns exemplos para você.
Quintal de leitura
Um quintal dentro de casa foi a proposta de Dinah Fernandes e Rose Antonelli. Para o jardim, usei muitas bromélias, plantas de fácil cuidado. Basta colocar um pouco de água no copo da própria flor. E posso frisar: não é foco de dengue porque a bromélia produz uma enzima que mata os ovos do mosquito, explica Dinah Fernandes. Para a vegetação alta, rafis e arundina, também conhecida como orquídea-bambu, planta que floresce na primavera.
Varanda de cheiros e aromas
Um pedacinho de terra para você plantar e colocar uma cadeira para espreguiçar-se, observando e cheirando a horta, foi ideia das paisagistas Edna Melo, Djania Savoldi e Angelika Bredt. Pensamos num espaço pequeno, como uma varanda ou mesmo uma cobertura, onde você possa descansar. Esse é também, ao mesmo tempo, um lugar de aromas, explica Angélika. Pode-se colher flores comestíveis, como as petúnias, além de alecrim, salsinha, cebolinha, pimenta-de-cheiro, manjericão roxo e verde
Aprenda a fazer uma bacia de cheiros e aromas
No pátio
Prática e de baixo custo, a proposta do paisagista Mendo Barreto ainda deixa as pessoas à vontade para uma conversa sob a árvore. Aqui, uma variedade enxuta de plantas: buchinhos, liriopes e, no centro do ambiente, um vaso de madeira e uma mesa de vidro circundam a árvore de jasmim pluméria. Minha ideia foi criar um ambiente acolhedor, onde a pessoa pode chegar e relaxar em harmonia com a natureza.
Boas-vindas
O ambiente da agrônoma Maria Cristina Cunha é ideal para ambientes ensolarados. Foi usada a babosa, planta nativa de cerrado, em alguidares, que são vasos artesanais do Nordeste, além de capim-do-texas-rubro. A princípio, quis fazer curvas de níveis mostrando plantas variadas, mas o ambiente transformou-se em um jardim árido por causa das espécies suculentas e do uso de pedras.
Benefícios
Técnica artesanal aliada à sensibilidade, o
paisagismo procura reconstituir a natureza em um cenário devastado pelas
construções. Para o presidente da Sociedade Brasília de Paisagismo
(SBP), Fábio Camargo, hoje não se pensa em obra imobiliária se não for
aliada a um projeto paisagístico. Não podemos esquecer o retorno
econômico, ou seja, o projeto paisagístico pode valorizar um imóvel em
até 20%, lembra Camargo. Apesar do aspecto financeiro, que não
corresponde necessariamente ao objetivo do paisagismo, a técnica ganha
adeptos por criar áreas de lazer, de prática de esportes, de meditação e
de estudo.
Leia também: Jardim feito com vasos suspensos