Fonte alternativa

Placa de energia solar vale a pena? Saiba quais são as vantagens

A geração de energia solar fotovoltaica tem aumentado no Brasil, mas ainda é muito baixa em relação às outras fontes energéticas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 03/01/2022 13:04


Placa de energia solar - Freepik Placa de energia solar

 
Quem não fica preocupado com a conta de luz no final do mês? Além disso, a estiagem prolongada na maioria das regiões brasileiras é uma ameaça constante às reservas das hidrelétricas e o risco de apagão. Por isso, produzir a própria energia pode ser uma boa saída. Mas será que a placa de energia solar é para você? Confira os detalhes neste post. 

O investimento em energia solar fotovoltaica tem suas vantagens e desvantagens. Por essa razão, é bom colocar no papel todas as despesas e também as economias que serão geradas a partir do primeiro mês de instalação. 

O que é energia solar?

 
A energia solar chegou oficialmente ao Brasil em agosto de 2011 com a primeira usina solar fotovoltaica comercial, sediada no Ceará. Porém, ela é bem mais antiga que isso. 

Quem descobriu o efeito fotovoltaico foi o cientista francês Alexandre Edmond Becquerel em 1839. Seus estudos mostraram que a luz solar poderia ser convertida em eletricidade. 

No entanto, somente em 1954 o engenheiro norte-americano Russell Shoemaker Ohl desenvolveu e apresentou o primeiro sistema comercial, como é conhecido nos dias de hoje. 

Só para você ter uma ideia, o país tem hoje 6,1 gigawatts (GW) de potência instalada de energia solar, sendo que mais de um terço desse montante foi implantado a partir de 2020. 

Apesar do crescimento, o índice de usuários ainda é pequeno. Dos 87 milhões de consumidores de energia elétrica no Brasil, somente 0,7% usa energia solar, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). 

Como funciona a geração de eletricidade? 


Ao contrário de muitas outras fontes de energia, a geração de energia elétrica com a placa de energia solar é limpa e renovável, ou seja, não deixa resíduos no meio ambiente e ainda aproveita uma fonte totalmente gratuita e infinita, que é o próprio sol. 

A placa de energia solar, também chamada de módulo fotovoltaico, é feita à base de silício, que é um semicondutor de energia. O sistema é completado com um inversor instalado no imóvel, que muda a tensão da energia para 127 v ou 220 v. 

A conta de luz é zerada com a placa de energia solar? 


Quando se pensa nas vantagens e desvantagens da energia, logo se lembra da economia gerada na conta de luz. Isso porque o sistema pode reduzir a conta de luz em até 95% a partir do primeiro mês. 

Entretanto, ele não zera o boleto, pois ainda é preciso pagar a taxa do suprimento de energia da concessionária que opera no seu município ou estado.

Outro detalhe interessante é que os módulos fotovoltaicos têm vida útil de até 25 anos, portanto, pode-se considerar que o retorno do investimento será a médio e longo prazo. 

Vale a pena investir em energia solar? 


A instalação de placa de energia solar, seja em casa ou no escritório, deve ser bem analisada. Segundo especialistas, se você tem uma conta de energia elétrica que ultrapassa R$ 400,00 por mês, a energia solar é vantajosa pelo retorno a longo prazo. 
 
Isso porque a instalação do sistema custa, em média, R$ 30 mil. Mas é bom lembrar que tudo dependerá do tamanho do imóvel e de outras condições que somente a empresa responsável poderá apontar. 
 
Além disso, não custa nada lembrar que a maioria dos bancos faz financiamento de energia solar para quem deseja investir nessa alternativa. E como o sistema dura, aproximadamente 25 anos, você ainda terá muitos anos de economia pela frente. 
 
Placa de energia solar - Freepik Placa de energia solar
 

Vantagens e desvantagens 


E, então, já decidiu se deve ou não instalar um sistema de energia solar fotovoltaica em sua casa? Então, confira algumas vantagens e desvantagens. 

Vantagens


  • economia de até 95% na conta de luz; 
  • durabilidade do sistema, que tem vida útil de até 25 anos; 
  • baixa manutenção;
  • fácil instalação; 
  • valorização do imóvel em uma futura venda ou locação;
  • fonte de energia limpa e renovável; 

Desvantagens 


  • alto custo inicial; 
  • baixa produção de energia quando comparado a outras fontes; 
  • ausência de produção de energia durante a noite; 
  • custos extras com a contratação de seguro para os painéis, caso eles sofram danos nas tempestades. 

Concluindo, as vantagens e desvantagens do uso de placas de energia solar em seu imóvel devem ser bem avaliadas antes do contrato com a empresa responsável. 

Curtiu as informações deste post sobre energia solar? 


Continue acompanhando o portal Lugar Certo e receba mais dicas sobre decoração, casa, jardim, faça você mesmo, organização e limpeza. Leia também nosso conteúdo sobre dicas de iluminação em casa
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
12 de julho de 2023
10 de julho de 2023