postado em 17/03/2022 13:00
/ atualizado em 17/03/2022 13:26
Como deixar a escada mais segura para as crianças
Casa com criança exige cuidados. Alguns deles estão concentrados na escada. Ela é indispensável para ligar pavimentos, mas também deixa muitos pais e responsáveis preocupados. Afinal de contas, os pequenos não veem riscos e acabam abusando.
Uma queda de uma altura de alguns degraus já pode causar danos nas crianças e também um grande susto. Por isso, todo cuidado é pouco.
Enfim, a escada pode atribuir valor ao imóvel, deixando-o mais bonito e sofisticado. Contudo, deve-se lembrar que a segurança dos pequenos é fundamental.
Corrimão e guarda-corpos são essenciais
Os itens básicos de segurança de escada são o corrimão e o guarda-corpo. Mas é necessário que ele siga alguns critérios. Confira o que diz a legislação e saiba como deixar a escada mais segura.
O corrimão deve estar a uma altura de 92 centímetros do degrau e 30 centímetros além do final da escada, permitindo que a pessoa continue tendo onde se segurar ao subir ou descer os degraus.
Já o guarda-corpo precisa ter vãos de, no máximo, 11 centímetros para evitar que a criança prenda a cabeça ou as mãos nos espaços livres.
Essas medidas são regidas pela NBR (Norma Brasileira) 9050, que deve ser obedecida por engenheiros e arquitetos.
Além disso, é recomendado que o corrimão não tenha interrupções e que seja cilíndrico para que seja mais fácil segurá-lo.
Outro detalhe importante é verificar se o guarda-corpo e o corrimão, mesmo seguindo as normas técnicas, são adequados à altura da criança. Afinal, ela pode querer usar o equipamento sozinha e, para isso, necessita de segurança.
Itens que favorecem a segurança em escadas
A escada é um item importante na arquitetura. Nesse sentido, vários acessórios foram criados ao longo do tempo para deixá-la mais segura e resistente. Confira abaixo alguns deles.
Colunas e balaústres
Esses itens garantem a sustentação da escada, principalmente a de madeira. Nesse sentido, confira se é interessante usá-los no seu projeto.
Corrimãos
Como já foi mostrado aqui, os corrimãos deixam a utilização da escada mais segura, sobretudo para crianças. Eles podem ser feitos em vários materiais e formatos, porém, o importante é manter a passagem segura.
Acabamentos
As peças de acabamento ajudam a interligar os degraus aos corrimãos e outros itens da escada. Nesse sentido, é interessante escolher aqueles que deixam a escada mais firme e segura.
Degraus
É importante verificar a altura do degrau e ainda o material utilizado. Assim, o equipamento poderá garantir mais proteção à criança e às demais pessoas que o utilizarem.
Como deixar a escada segura para crianças
8 dicas para deixar a escada ainda mais segura para as crianças
Mas, além dos cuidados acima, é bom reforçar a segurança com algumas medidas simples. Anote aí as nossas dicas para usar a escada com tranquilidade.
Corrimão baixo
A altura padrão do corrimão é de 92 centímetros, contudo, você pode deixá-lo mais baixo que isso para permitir que a criança transite com mais segurança.
Corrimão contínuo
Não é preciso ter acabamentos rebuscados no corrimão. Se ele for liso e cilíndrico, melhor, pois será mais seguro.
Iluminação
Uma dica importante é usar sinalizadores nas escadas para quando elas forem usadas à noite ou pela madrugada. Aliás, essa medida oferece mais proteção para crianças e idosos também.
Material antiderrapante
Ao escolher o material de acabamento dos degraus, prefira os antiderrapantes. Também é possível utilizar fitas antiderrapantes nas extremidades para evitar escorregões.
Portões com pressão
Cuidado com portões com fechamento em sistema de pressão, pois eles podem ferir as mãos dos pequenos.
Portões de segurança
Instale portões de segurança para evitar que bebês subam a escada sem a supervisão de um adulto.
Redes de proteção
Todo cuidado é bem-vindo, por essa razão, instale redes de proteção no entorno da escada para evitar quedas.
Vãos do corrimão
Evite que os vãos do corrimão sejam muito largos e acabem causando acidentes com crianças.
Gostou das dicas?
Em suma, a dica de como deixar a escada mais segura está ligada à escolha de bons fornecedores e mão de obra. E se você foi morar em casa com escada já pronta, adapte o projeto às suas necessidades.
Depois de acompanhar as recomendações, confira outros conteúdos do portal Lugar Certo, que reúne dicas de organização, limpeza, “faça você mesmo” e decoração.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação