Gastando energia

Crianças em casa: como fazer um espaço kids simples e prático

Que tal reservar um espaço da sua casa ou apartamento para as crianças gastarem energia e passarem o tempo em segurança?

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 16/02/2021 13:11 / atualizado em 16/02/2021 13:50


Freepik

Quem tem filhos pequenos em casa, já sabe: é preciso oferecer atividades para eles não ficarem o tempo todo colados no celular ou no videogame. Ainda mais no auge da pandemia, com as aulas presenciais suspensas, os pais também tiveram que se reinventar para distrair as crianças na criação de um espaço kids exclusivo.  

Muitos condomínios têm área kids, mas é preciso contar com a supervisão de um adulto. Além disso, as casas com quintais nem sempre são o ambiente ideal para os filhos pequenos, pois podem conter riscos de incidentes. 

Nesse sentido, o espaço kids dentro de casa é uma escolha saudável, divertida e até mesmo educativa, pois pode despertar o desenvolvimento da criança enquanto ela está brincando. 

Veja, portanto, como montar um cantinho em seu lar sem gastar muito ou precisar fazer uma reforma no imóvel. 

Montar um espaço kids: veja dicas do que não pode faltar 


O primeiro passo para montar um espaço kids em casa para as crianças se divertirem à vontade é começar definindo uma área exclusiva da casa. Sendo assim, podemos pensar num quarto que não está sendo mais usado, numa área inutilizada embaixo da escada, numa varanda até então sem uso frequente ou até mesmo num cantinho do quarto. 

Por conseguinte, se a sua casa é pequena, não se desanime, pois sempre há um móvel que pode ser retirado para montar um espaço kids. 

Veja, a seguir, algumas dicas para transformar o espaço num pequeno centro de lazer para o seu filho, seus priminhos e os amigos que vierem fazer uma visita. 

Use a criatividade 


Primeiramente, não é preciso ser um decorador profissional para montar o espaço infantil com muita personalidade. Portanto, utilize brinquedos antigos da família e quadros divertidos. 

Entenda as fases de desenvolvimento


Cada faixa etária tem uma característica especial. Por isso, pesquise sobre a fase do seu filho. Nesse sentido, verifique se ele está desenvolvendo a coordenação motora, o equilíbrio, conhecendo as letras do alfabeto e começando a identificar as cores. 

Invista em móveis proporcionais


Lembra que falamos no início deste conteúdo que não é preciso reformar a casa para construir um espaço kids? No entanto, é importante investir um pouco neste cantinho tão especial. Sendo assim, escolha móveis proporcionais à estatura da criança, como armários, mesas e cadeiras infantis. 

Capriche no tapete e na cortina 


Os objetos decorativos são pontos centrais do seu espaço kids. Dessa maneira, invista no tapete, que pode ser daqueles emborrachados com letras e números, e nas cortinas, que podem ser do personagem preferido do seu filho. 

Priorize cores estimulantes 


Além dos cuidados acima, escolha móveis e objetos de decoração com cores estimulantes. Desse modo, a maioria dos espaços infantis traz cores primárias (vermelho, amarelo e azul), mas você pode adotar as cores preferidas do seu pequeno, como laranja, roxo e rosa. 
 

Respeite as preferências do seu filho 

 
Seu filho ama futebol? Que tal montar uma minitrave e um tapete verde? Sua filha gosta de aventura? E se você montar uma cabana bem divertida? Muitas vezes, uma simples caixa de papelão já pode mexer com a imaginação da criançada. 
 

Faça um rodízio de brinquedos 

 
A criança pode se cansar do espaço kids se avistar sempre os mesmos brinquedos. Por consequência, que tal fazer um rodízio de brinquedos? Guarde parte deles e renove os objetos a cada 15 dias para evitar a monotonia na hora da brincadeira. 
 
Concluindo, o espaço kids é o lugar ideal e seguro para os pequenos passarem boa parte do dia, além disso, ele pode ser um bom cenário para a família passar momentos divertidos. 
 
E como em casa e apartamento que tem criança também há um animalzinho de estimação, confira o conteúdo que preparamos no portal Lugar Certo sobre como reservar um espaço para o seu pet no apê
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de outubro de 2021
06 de outubro de 2021

No Lugar Certo você encontra o que procura