Proteção

Animais em casa: veja 8 dicas para deixar a casa mais segura para os pets

Cachorros e gatos são curiosos e gostam de explorar a casa; por isso, alguns cuidados são fundamentais para a segurança dos bichinhos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 14/04/2022 13:11


Freepik

 
Quem tem animais em casa sempre fica pensando em como ter uma casa segura para pets. Eles são parte da família e, por isso, devemos oferecer um local seguro para não passar por nenhum susto. Veja neste conteúdo 8 dicas para deixar sua casa mais segura. 
 
Os cachorros e gatos são curiosos, gostam de explorar a casa e, também, são ingênuos e não sabem onde mora o perigo. Portanto, é nossa missão como tutores evitar acidentes com o pet. Por isso, acompanhe as dicas a seguir. 

Instale telas de proteção nas janelas 


Esta é a primeira dica, pois é fundamental evitar quedas. Se você mora em apartamento ou sobrado, colocar tela de proteção nas janelas é imperativo. Mas lembre-se que elas também são úteis no entorno de piscinas e nas sacadas. 

Afinal de contas, gatos podem escalar os móveis mais altos e chegar até a janela. Além disso, os cães maiores também podem tentar pular para ver a rua. 
 
Se você tem um portão vazado é importante colocar tela de proteção para evitar fugas e acidentes. Sendo assim, antes de levar o pet para casa, certifique-se que ela é segura. 

Tome cuidado com pequenos objetos 


Os cachorros, principalmente, levam tudo à boca. Por essa razão, evite deixar pequenos objetos ao alcance do seu pet. 
 
Entre eles estão chupeta, bico de mamadeira, peças de brinquedos, pedras e caroços de frutas. Afinal de contas, os animais de estimação podem pegar para brincar e acabar se engasgando.  

Guarde produtos de limpeza e remédios em local seguro 


Como os pets são curiosos e gostam de transformar qualquer objeto em brinquedo, eles podem querer pegar frascos de produtos de limpeza e até caixas de remédios para brincar. 
 
Sendo assim, é melhor deixar esses produtos em armários altos e fechados. Agora, se você está fazendo uso, fique atento para evitar que o seu bichinho chegue perto, coloque na boca e fique intoxicado.

Afaste seu pet do fogão  


O fogão também é um local de perigo em sua casa. Por esse motivo, é importante manter seu animal de estimação sempre distante. Afinal, na hora do preparo do alimento pode pular gordura quente no seu pet. Além disso, os gatos, por exemplo, podem se sentir atraídos pelo cheiro da comida caseira e pular nas panelas quentes. 
 
E se você está usando o forno tradicional, mantenha seu pet em outro cômodo para evitar que ele encoste no fogão e se queime. 

Não tenha plantas perigosas para pets em casa 


A casa segura para pets também deve ter plantas não tóxicas. Sendo assim, tome cuidado com as plantinhas que for comprar. Entre as plantas que podem causar mal aos cachorros e gatos quando consumidas estão comigo-ninguém-pode, copo-de-leite, bico-de-papagaio, espada-de-são jorge e e azaleias. Aproveite para ler sobre as plantas indicadas para ambientes com pets clicando aqui

Tome cuidado com as fiações elétricas  


Os animais não veem perigo nas fiações elétricas. Por esse motivo, mordem os fios e os puxam das tomadas para brincar. Desse modo, é importante não deixar fios ligados à tomada nos ambientes que os pets ficam sem supervisão. Além disso, se você deixa os pets sozinhos quando sai para trabalhar, por exemplo, é importante retirar os plugs das tomadas. 
 
 
Freepik
 

Proteja as escadas ou instale rampas 


As escadas também são perigosas para cães e gatos menores. Isso porque eles podem cair ou lesionar a coluna de tanto subir e descer. Por esse motivo, considere colocar um portão para evitar o acesso à escada. 
 
Outra dica é construir uma rampa alternativa se o projeto da edificação permitir. Assim, ela reduzirá o impacto no seu pet. 

Guarde sacolas plásticas em local seguro


Os gatos têm verdadeiro fascínio por caixas de papelão e sacolas plásticas. Mas as sacolas podem provocar riscos de acidentes. O seu gato pode se enroscar nas alças da sacola e ficar preso. Além disso, pode comer o plástico e se engasgar.
 
Já o cãozinho também pode se prejudicar engolindo o plástico. Por consequência, guarde as sacolas em local alto e de difícil acesso aos seus pets. 

Gostou das recomendações de casa segura para pets? 


Agora você pode ler o nosso conteúdo sobre como fazer um cantinho especial e seguro para o seu pet em casa. Aproveite e confira também as últimas atualizações do portal Lugar Certo, que é ideal para quem busca informações sobre decoração, organização, limpeza e jardinagem. 
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
12 de julho de 2023
10 de julho de 2023